Com uma proposta simples e consistente, Heave Ho tem o poder de levar você e seus amigos às gargalhadas. Desenvolvido pelo francês Le Cartel Studio e distribuído pela maravilhosa Devolver, o jogo foi lançado em agosto de 2019 e tem tradução integral para português brasileiro.

Tenho dois irmãos mais novos e, atualmente, cada um de nós mora em uma cidade. Além dos laços sanguíneos, compartilhamos também o amor pelos vídeo games, o que faz com que qualquer reunião familiar ganhe muito quando encontramos um jogo divertido para passarmos tempo juntos. Heave Ho foi comprado com essa motivação e, sem dúvidas, mostrou-se um acerto e tanto.

A premissa é simples: cada jogador é uma criatura cabeçuda com dois longos braços, que grudam tanto no cenário quanto nos amigos. Assim, é necessário escalar o cenário para atingir a linha de chegada, criando correntes de personagens e utilizando a física para atravessar os níveis, com pêndulos e arremessos desajeitados. Cair faz com que tinta da cor do seu corpo espirre de forma dramática, pintando obstáculos, amigos e qualquer coisa que estiver no caminho.

Aliás, a arte do título é cheia de personalidade. Todas as ilustrações seguem um estilo inspirado em giz de cera, a trilha sonora é animada e os personagens têm vozes customizáveis, emitindo grunhidos e gritos que adicionam um efeito hilário nos momentos de tensão. É possível conseguir adereços e fantasias inusitadas coletando moedas durante as fases e carregando-as até a linha de chegada – uma missão tão desafiadora quanto compensadora.

Além do formato cooperativo, que suporta de 2 a 4 jogadores, é possível atravessar as missões no formato solo. Entretanto, Heave Ho é um jogo idealizado como coop, e é mais divertido com outras pessoas. Além das fases convencionais, uma corda dourada pode surgir temporariamente no decorrer dos níveis. Se puxada a tempo, o cenário é pausado e o jogador é transportado para uma fase extra, com mini jogos que concedem mais moedas.

O que convence em Heave Ho é a execução sólida. Muitos jogos que se propõem a ser desajeitados têm controles frustrantes, enquanto aqui a jogabilidade é sólida: até os erros são compensados com animações de tinta voando e personagens gritando desesperados. O ideal é deixar o mouse de lado e aproveitar a experiência com vários controles, que têm compatibilidade total com o título.

Heave Ho diverte dos jogadores casuais aos hardcore, e não houve uma única vez em que esse jogo não tenha causado crises de riso coletivas. Por enquanto não existem partidas online, mas com o Steam Remote Play é possível incluir na partida até mesmo amigos que não tenham Heave Ho na biblioteca.
Em tempos que jogos online predominam no mercado, Heave Ho é uma raridade que merece ser apreciada.
Heave Ho está disponível para Nintendo Switch e Computador.
Acompanhe Magnaway nas redes sociais
Quer ficar por dentro das últimas novidades, além de nos mostrar apoio? Siga Magnaway onde achar melhor: estamos no Google Notícias, Twitter, Facebook e na Steam!