Índice
Desenvolvido pela Playdead, Limbo é um platformer obscuro, no sentido literal da palavra, que levará você aos limites do inferno interpretado de forma minimalista, mas ao mesmo tempo imersiva e surrealista. Aqui vão minhas opiniões sobre este ótimo indie.
Visão Geral
O jogador assumirá o papel de um garoto sem nome, que inicia sua jornada acordando em uma floresta densa, escura e desconhecida. A única missão desse garoto é encontrar sua irmã desaparecida explorando esse local sombrio, não há um motivo, não há instruções, não há um começo nem um fim, não há nada, tudo está inteiramente aberto a interpretação pelo jogador.
Gameplay/Mecânica
A mecânica central de Limbo se sustenta essencialmente nos variados puzzles inclusos no game. Conforme progride pelo cenário, o jogador deve desbloquear seu caminho resolvendo os diferentes quebra-cabeças encontrados, que incluem movimentar e empurrar objetos, ligar e desligar máquinas, enfim. Para tal, o jogador é totalmente livre para se movimentar correndo, saltando, agarrando beiradas, escalando e escorregando.
A interação com objetos também é um componente básico na resolução dos puzzles, podendo o jogador empurrar e puxar objetos, interagir com botões e alavancas, subir e descer por escadas e cordas, enfim. A variedade de ações que o jogador pode desempenhar é bastante grande. Alguns puzzles envolvem inclusive um estranho verme controlador de mente ao qual o garoto precisa se submeter para resolvê-los, lol.
Além dos puzzles, haverão também muitas armadilhas e criaturas sencientes que por algum motivo tentarão matá-lo a todo custo. Limbo não é sobre combate, e o protagonista do jogo é meramente um menino indefeso, então nestas situações a única saída para sobreviver é fugir e pensar rápido quando algo impede a movimentação do jogador.
Cada puzzle exige uma sequência de ações pré-determinada, e não há espaço para improvisos. O jogador deve experimentar com os objetos interativos do cenário para encontrar a solução para cada obstáculo. Alguns puzzles implicarão na morte do jogador caso uma falha seja cometida, mas há um sistema de checkpoints para tornar a experiência menos frustrante.
Audiovisual
A experiência de som e gráficos do jogo é algo que dá pra descrever como extremamente simplista, mas extremamente imersiva. O estilo visual adotado é o tradicional noir, em preto e branco, com pouca ou nenhuma luz, e isso é feito de propósito para reforçar a ideia central do jogo, de que o jogador precisa desbravar um mundo desconhecido e perigoso.
Não há trilha sonora, mas no lugar disso temos uma ambientação sonora que completa o estilo visual adicionando profundeza, apreensão e insegurança, sensações que realmente traduzem o que protagonista do jogo provavelmente está sentindo.
Bugs
Já joguei em três plataformas diferentes, Windows, iOS e Android, e em nenhuma delas encontrei um bug sequer. O jogo está muito bem construído, possivelmente deve existir algum bug, mas a experiência não foi comprometida de nenhuma maneira na minha experiência nestas plataformas.
Limbo está disponível para PC (Windows e Linux), Android, iOS, Playstation 3 e 4, Xbox One e 360 e Nintendo Switch.
Acompanhe Magnaway nas redes sociais
Quer ficar por dentro das últimas novidades, além de nos mostrar apoio? Siga Magnaway onde achar melhor: estamos no Google Notícias, Twitter, Facebook e na Steam!