Página Inicial Análises Análise de Star Wars Jedi: Survivor – Uma jornada épica de redenção e sobrevivência

Análise de Star Wars Jedi: Survivor – Uma jornada épica de redenção e sobrevivência

por Diogo José Coelho
14 minuto(s) de leitura
A+A-
Reset

Em um universo distante, no coração da galáxia, a força dos Jedi é posta à prova em Star Wars Jedi: Survivor. Neste novo capítulo da lendária saga Star Wars, embarque em uma emocionante jornada de sobrevivência e redescoberta. Após eventos catastróficos, você é um dos poucos Jedi remanescentes, lutando para sobreviver e manter a chama da Ordem Jedi acesa.

Neste jogo envolvente, a exploração de planetas exóticos, batalhas épicas e aprofundamento da conexão com a Força são elementos fundamentais. Enfrente perigos implacáveis, desde caçadores de recompensas até as forças sombrias do lado negro, enquanto desvenda mistérios antigos e desafia o destino.

Com um sistema de combate refinado e personalização do seu personagem Jedi, você moldará sua jornada e desenvolverá habilidades únicas. Tome decisões difíceis que afetarão não apenas o seu caminho, mas também o destino da galáxia.

Em minha revisão de Star Wars Jedi: Survivor, explorarei a jogabilidade imersiva, a narrativa emocionante e a fidelidade ao universo Star Wars, analisando como o jogo capta a essência do poder Jedi e entrega uma experiência memorável para os fãs. Que a Força esteja conosco nesta jornada!

Jogabilidade

Star Wars Jedi: Survivor é o upgrade que os fãs do Fallen Order esperaram, com uma jogabilidade mais diversificada que oferece novas posturas para o nosso querido Cal Kestis. Já tivemos acesso a algumas dessas posturas no jogo anterior como o sabre duplo e o sabre comum, mas nesse jogo o nível eleva ao extremo oferecendo a empunhadura dupla, o sabre com blaster e a guarda que é parecido com o que vimos com Kylo Ren nos últimos filmes da franquia.

Além das posturas, também temos os talentos que concedem alguns atributos adicionais para o Cal. Ao explorarmos os mapas de Star Wars Jedi: Survivor, temos jeitos mais fáceis de subir de nível e aprimorar o personagem, como fazer desafios da força, absorver ecos, pontos de força e energia vital, fazendo com que as respectivas barras aumentem o tamanho. Podemos também usar nosso companheiro para ajudar no combate em algumas partes ao decorrer do jogo, assim como também podemos usar uma habilidade específica, obtida durante a campanha, para que algumas criaturas ajudem o Cal.

Exploração

Falando em Exploração, temos diferentes planetas e locais para visitar que variam bastante os cenários quando andamos nas áreas abertas. É uma pena que na maior parte do jogo ficamos em ambientes fechados, o que dá impressão de que seja o mesmo lugar o tempo todo, não diferenciando facilmente de outros lugares por onde você anda.

Porém, a parte explorável dos planetas é bem proveitosa, permitindo com que possamos nos aventurar atrás de caixas que podem fornecer aparências novas tanto para Cal quanto para o BD-1, algo que anteriormente era uma crítica que eu tinha com o primeiro jogo em que todas as roupas eram ponchos.

Neste jogo, podemos modificar a roupa superior e inferior, acessórios, corte de cabelo e pelos faciais do protagonista, igualmente com o blaster que desbloqueamos ao longo da campanha e várias peças do BD-1, como lentes, pernas, cabeça e receptores de áudio, deixando a mando do jogador criar a dupla do jogo como ele bem entender.

Durante a exploração, ainda podemos enfrentar inimigos poderosos como feras ou caçadores de recompensas, que oferecem uma maior quantidade de experiência, ou encontrar novas cápsulas de estimulantes para aumentar a quantidade de curas que o nosso amigo droide pode nos oferecer.

Os feitos de parkour de Cal também foram refinados, sendo possível dar dash no ar e continuar correndo nas paredes ao pular nela novamente, uma adição interessante da qual o jogo faz você usar em toda área, fortalecendo o fator da jogabilidade e exploração. Também temos a adição de animais que nos auxiliam em puzzles de plataforma, correr em áreas abertas ou até mesmo na exploração vertical dos mapas nos permitindo planar.

Captura de tela de Star Wars Jedi: Survivor

História

A história dá continuação a vida de Cal, que desde o Fallen Order segue enfrentando o Império Galáctico desmantelando seus planos de maneira estilosa e é assim que somos introduzidos, com o Cal tentando acabar com os planos de um governador e conseguir informações.

A trama principal pode não parecer tão centrada com o que vimos antes já que em Fallen Order visitamos planetas mais conhecidos por causa dos filmes e animações, já neste, além dos planetas não serem tão conhecidos para fãs mais imersos no universo de Star Wars, a história desse também se preocupa em tentar ser mais original, algo que para uns pode agradar e para outros não.

Neste título, temos como objetivo visitar o planeta Thanalor, que é basicamente inacessível para pessoas sem as ferramentas e coordenadas necessárias. Esse planeta seria um refúgio para os alvos do império como Cal e seus amigos.

Captura de tela de Star Wars Jedi: Survivor

Falando em amigos, além de termos o retorno de antigos amigos, também somos apresentados ao Mestre Cordova em carne e osso e um novo personagem, o Bode, que a princípio pode parecer meio genérico, porém evolui de acordo com o passar da trama.

Em Star Wars Jedi: Survivor, somos apresentados a Dagan Gera, um dos jedis visionários que descobriram Thanalor, o planeta seguro citado anteriormente. Vimos ele nos trailers pela primeira vez como alguém em um tanque de Bacta e grande parte da jornada passamos perseguindo-o. Além disso, somos apresentados a Rayvis, o braço direito de Dagan que nos causa problemas desde o início da jornada, seja por sua presença ou pelo seu exército.

Então Cal mais uma vez se vê tendo que visitar antigos templos Jedi atrás de artefatos e respostas para prosseguir com a sua luta incessável contra o império. Vale ressaltar que é notável o quanto o personagem foi desenvolvido e amadurecido entre o primeiro jogo da série e Star Wars Jedi: Survivor, pois além do seu visual, suas ações e reflexões foram melhoradas. É possível perceber que sua relação com BD-1 também foi aprimorada como se fossem amigos há bastante tempo.

Essa melhoria de relação com os personagens também é percebida com o passar da trama ao rever velhos amigos como Merrin, Cere e o Greez.

Captura de tela de Star Wars Jedi: Survivor

Problemas

Mas como nem tudo são flores, Star Wars Jedi: Survivor tem graves problemas de performance como frames drops, bugs e crashes, o que pode arruinar a experiência. Star Wars Jedi: Survivor apresenta personagens “flickando” em determinadas cutscenes importantes da história, crashes em momentos aleatórios e má performance em grande parte do jogo. Infelizmente isso custou bastante pontos na experiência em que tivemos com o jogo, às vezes causando desânimo em continuar, mesmo com todas as melhorias citadas anteriormente.

Também é possível notar que houve uma sutil mudança no combate do jogo em que anteriormente era menos cadenciado, que fazia você esperar sua vez de atacar. Em Star Wars Jedi: Survivor, como a ação teve um pouco mais foco, um pouco disso se perdeu, mas ainda é possível perceber que isso persiste durante a jogatina.

Afinal, Star Wars Jedi: Survivor vale a pena?

Para quem estava esperando uma continuação do primeiro jogo, Star Wars Jedi: Survivor é um prato cheio, porém ainda há graves problemas que podem impactar a sua experiência, além do preço ser salgado para nós brasileiros.

Espero que a Respawn trabalhe com empenho para corrigir os problemas aqui apresentados para que mais pessoas sejam atraídas à continuação da jornada de Cal Kestis.

Star Wars Jedi: Survivor está disponível para PlayStation 5, Xbox Series X|S e PC, através da Epic Games Store, EA App e Steam.

A EA disponibilizou a cópia de Star Wars Jedi: Survivor para a criação desta análise. Observe que isso não influencia na minha opinião final a respeito do jogo.


Gostou do que leu? Acompanhe a gente nas redes sociais!

Siga Magnaway onde achar melhor: estamos no , , e na .

Usamos cookies para aprimorar sua experiência, como permitir veiculação de anúncios e manter preferências. Aceitar Conferir Política de Privacidade de Magnaway