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Star Wars Jedi: Fallen Order, o Souls-like com sabres de luz

por Mr. Thighs
Publicado em Atualizado em 11 minuto(s) de leitura
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Star Wars Jedi: Fallen Order é o mais novo jogo ambientado dentro do universo de Star Wars, desenvolvido pela Respawn (mesmo estúdio responsável por Titanfall 2 e Apex Legends), com uma história própria, considerada canon dentro da cronologia da série, e que coloca o jogador no papel de Cal Kestis, um jovem jedi sobrevivente da Ordem 66. Aqui vão minhas opiniões sobre este excelente jogo.

Visão Geral

Inspirado nas mecânicas de alguns dos mais consagrados games, Fallen Order é um misto de Souls-like e Metroidvania, com visão em terceira pessoa e focando no combate com a icônica arma da franquia, o sabre de luz. Mapas grandes e complexos, com atalhos desbloqueáveis, inimigos fortes e nível de dificuldade bastante alto compõe grande parte do que é o jogo.

Gameplay/Mecânica

O sistema de jogo de Fallen Order baseia-se essencialmente em exploração. Após uma missão inicial que funciona como um tutorial para o jogador aprender todas as ações e movimentos básicos do jogo, você será apresentado a um mapa geral que dá acesso a diversos planetas. Cada um deles oferece uma área explorável que o jogador deverá percorrer para progredir na história, e encontrar itens escondidos por toda parte. Num formato bastante similar ao visto em Dark Souls, Sekiro: Shadows Die Twice e The Surge, atalhos podem ser desbloqueados para facilitar a navegação pelo mapa. Inicialmente a navegação por determinados caminhos fica restrita, se tornando disponível conforme o jogador progride no desenvolvimento da história e de seu personagem.

Star Wars Jedi: Fallen Order

Cada área explorável estará populada com uma variedade de inimigos, que vão desde vida selvagem dos planetas, até membros do Império Galáctico, como os famosos stormtroopers. Cal é um Jedi, portanto sua arma padrão será, por toda a experiência do jogo, seu sabre de luz. O sabre de luz é uma arma de ataque e defesa, pode ser usada para combater inimigos que lutam com armas brancas, ou também refletir projéteis inimigos. O sistema de luta é basicamente governado por duas barras de energia, uma de vitalidade e outra de stamina. Para efetivamente abrir a guarda do inimigo, o jogador deve golpeá-lo com o sabre para quebrar suas defesas e reduzir seu nível de stamina a zero, mas também pode usar a mecânica de parry para atordoar o alvo e deixá-lo vulnerável por alguns segundos, um sistema muito similar ao visto em Sekiro: Shadows Die Twice. O jogador também possui sua barra de energia, e conforme luta, o jogador também pode ficar exausto e perder sua postura durante o combate. Certos inimigos possuem ataques não bloqueáveis, e o único jeito de evitar dano contra tais ataques é rolar, ou saltar.

Star Wars Jedi: Fallen Order

O timing durantes as lutas é essencial para o sucesso. O game recompensa o jogador quando um parry é ativado no tempo certo, assim como quando o inimigo é atingido durante os intervalos em que suas defesas estão abertas.

Ao derrotar um inimigo, o jogador ganha experiência, que confere ao jogador skill points, que por sua vez podem ser usados para destravar habilidades e novos movimentos especiais para ampliar os move sets disponíveis. Ao ser derrotado por um inimigo, o jogador perde todo o progresso de experiência acumulado que não culminou em um skill point, porém é possível recuperar o progresso procurando e causando dano ao inimigo que o derrotou.

Star Wars Jedi: Fallen Order

Muito semelhante ao formato Souls, Fallen Order oferece ao jogador um sistema de pontos de salvamento, que ficam distribuídos por diversas partes das áreas exploráveis. Este também é o método que o jogador usará para salvar o progresso do jogo, meditar para recarregar sua barra de energia, recarregar seus itens de cura, e destravar novas habilidades. Falando em itens de cura, como todo bom Souls-like, Fallen Order também tem seu item padrão de cura, que inicialmente tem uso limitado, mas que pode ser expandido explorando as áreas do jogo.

Star Wars Jedi: Fallen Order

Durante todo o jogo, Cal terá um companheiro, o pequeno e carismático dróide BD-1, que o ajudará destravando portas, escaneando inimigos derrotados, abrindo baús, detectando pontos de interesse, ministrando itens de cura quando o jogador solicitar, e exibindo um mapa completo ao jogador, mostrando os pontos que podem ser percorridos, locais que ainda não foram explorados, e portas que dependam de uma habilidade específica para serem abertas.

Star Wars Jedi: Fallen Order

As possibilidades de movimento do jogador são bastante extensas, e as técnicas aprendidas com skill points são por vezes úteis para encontrar itens inicialmente inalcançáveis. Cal pode dar saltos duplos, usar a técnica de wall running, se pendurar em bordas, equilibrar-se ou pendurar-se em canos, entrar por passagens estreitas, usar tirolesas, etc. Já quanto aos poderes advindos da Força, Cal pode empurrar e puxar objetos, e paralisar inimigos e certos obstáculos. A Força também pode ser usada para ajudar Cal durante suas lutas, porém seu uso é limitado durante o combate, mas pode ser recuperada causando dano aos inimigos.

Star Wars Jedi: Fallen Order

Também há os chefes, inimigos com barra de energia e seu nome logo acima dela (e que provavelmente lhe derrubarão com apenas um golpe dependendo da dificuldade escolhida).

As dificuldades no jogo alteram basicamente três elementos no gameplay:

  • a janela de parry, que efetivamente influencia no quão preciso o jogador precisa ser ao bloquear para atordoar o inimigo;
  • o dano causado pelo inimigo, que aumenta conforme o nível selecionado;
  • a agressividade dos inimigos, que os torna mais propensos a atacar quanto mais alto é o nível.

O dano causado pelo jogador depende basicamente de qual é o ataque e qual é o tipo de sabre utilizado. Sim, porque em Fallen Order, você terá acesso não somente ao sabre comum, de uma única lâmina, mas também ao sabre de duas lâminas, versão da arma famosa ao ser empunhada pelo Sith Lord Darth Maul. Fallen Order é o primeiro jogo da franquia desde Star Wars Jedi Knight: Jedi Academy a incluir esse tipo de sabre como um estilo alternativo de luta. Ao adquirir este sabre, o jogador também poderá quebrá-lo no meio para executar determinados movimentos com um sabre em cada mão.

Star Wars Jedi: Fallen Order

Falando em sabres, junto com o game vem um sistema de customização que permite ao jogador criar seu próprio design de sabre usando várias peças diferentes encontradas pelo mundo do jogo. Esse sistema é, porém, meramente cosmético, mas foi uma adição muito legal para expandir as opções de personalização do personagem.

Star Wars Jedi: Fallen Order

Agora uma parte da mecânica de jogo que realmente me decepcionou: contrariando o formato Souls, Fallen Order não tem a mecânica New Game +, o que significa que uma vez terminado o jogo, é preciso reiniciar outro do zero, sem manter o progresso e os equipamentos desbloqueados.

Enredo

A história de Fallen Order é completamente original, criada especialmente para o jogo, e cronologicamente está inserida logo após o Imperador Sheev Palpatine instituir a Ordem 66, que aniquilou a maioria dos Jedi por toda a galáxia, no final das guerras clônicas. Todo o enredo do jogo gira em torno de Cal Kestis tentando, com outros sobreviventes da Ordem 66, reestabelecer a Ordem Jedi explorando a galáxia procurando por um artefato deixado por um antigo mestre Jedi que contém a localização de possíveis novos Jedi.

Audiovisual

Graficamente o jogo é muito bonito, retratando os planetas com muitos detalhes e cenários exóticos completamente imprevisíveis. Os elementos gráficos vistos no jogo são compatíveis com a lore da saga, dá pra ver que a Respawn fez sua lição de casa pesquisando bastante sobre a lore no universo expandido e na cronologia central, para conceber os cenários, inimigos, facções, etc.

Os sons do jogo chegam a ser exagerados de tão detalhados, quando inimigos se preparam para atirar de longe, um som característico de empunhadura da arma pode ser ouvido, e diferentes sons são ouvidos quando o jogador está pisando em diferentes tipos de solo. O trabalho de som dos sabres de luz também ficou fenomenal, mas a Respawn optou por criar uma interpretação própria nesse sentido, sem abandonar os sons originais que tornaram estas armas tão famosas.

A música é um ponto fortíssimo também, com inspiração nos temas que ouvimos nos filmes, mas com algumas trilhas e ideias originais, concebidas apenas para o jogo. A música ambiente também pode mudar de acordo com a situação em que o jogador estiver, e pode subitamente se tornar tensa quando um combate se inicia.

Performance/Bugs

Por rodar na Unreal Engine 4, o visual apresentado é bastante fotorealista, mas pode apresentar algumas instabilidades comuns a esta engine, que incluem variações de framerate e delay no carregamento das texturas. Não tive problemas para rodar o game em minha rig mobile nas configurações máximas.

Bugs infelizmente estão lá. Mas não encontrei nenhum que quebrasse severamente o fluxo do jogo ou comprometesse a diversão.

Single-player only

O game não tem nenhuma forma de multiplayer, foi concebido como uma experiência standalone para um jogador somente. Talvez isso seja um pouco frustrante para os entusiastas do famoso co-op, mas não chega a ser um downside, na minha opinião.

Sem microtransações, sem lootboxes

O jogo veio conforme prometido: não tem absolutamente nenhuma forma de microtransações, lootboxes ou outras palhaçadas do tipo. O jogo veio completo, com tudo dentro do pacote acessível em um momento ou em outro.

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