Página Inicial Análises Blazing Chrome: um sidescroller brasileiro quase masoquista

Blazing Chrome: um sidescroller brasileiro quase masoquista

por Mr. Thighs
Publicado em Atualizado em 7 minuto(s) de leitura
A+A-
Reset

Blazing Chrome coloca o jogador no meio de uma guerra pela sobrevivência da humanidade contra uma horda de máquinas, mutantes e toda a sorte de ameaças equipadas com armas destrutivas e perigosas.

Antes de começar a análise, gostaria de agradecer à JoyMasher, estúdio brasileiro responsável pela criação do jogo, por cedê-lo para tornar possível esta análise. Sem enrolação, aqui vai minha opinião sobre este ótimo jogo brasileiro.

Visão Geral

Blazing Chrome é herdeiro das mecânicas e estilos audio-visuais vistos em jogos como Contra e Metal Slug, e por isso pode parecer muito familiar a quem já curtia jogos nesses estilos. O jogador deverá enfrentar seus inimigos no formato sidescroller, caminhando por diversas fases que levam previsivelmente a uma boss fight. Assim como os jogos que o inspiraram, Blazing Chrome é bastante difícil e pode ser um desafio à aqueles não muito acostumados com esse sistema de jogo.

Gameplay/Mecânica

Ao iniciar, o jogo lhe mostrará duas coisas: um tutorial rápido sobre como controlar seu personagem, e a seleção de personagens. Inicialmente apenas dois personagens, os protagonistas da história do jogo, estão disponíveis, e outros podem ser destravados conforme o progresso nas fases do jogo. Escolhido o personagem, o jogador é apresentado ao mapa do jogo, que dá acesso a quatro fases diferentes, cada uma com um determinado nível de dificuldade. As fases mais difíceis geralmente exigem um domínio maior das mecânicas do jogo, mas no geral, nenhuma será tão complicada assim, especialmente para os jogadores com mais experiência com sidescrollers. No total há seis fases, duas delas sendo destravadas com o cumprimento de desafios dentro do jogo.

blazingchrome2

O arsenal do jogador é basicamente um rifle com munição infinita, a arma padrão que o jogador usará com mais frequência para atacar inimigos à distância, e uma arma branca que é ativada quando em contato direto com inimigos, derrotando-os instantaneamente (mecânica que inclusive é uma referência direta à série Metal Slug). Ao explorar as fases, o jogador poderá encontrar upgrades para seu rifle, variando de lança-granadas até um poderoso laser que atinge inimigos onde quer que eles estejam, e todos os upgrades podem ser ativados ou desativados a partir de um útil menu cíclico.

blazingchrome3

Para ajudar o jogador, também estão disponíveis pequenos drones, robôs que auxiliam o jogador com escudos, armas adicionais, etc, cada um com uma cor característica, tornando fácil identificar cada um.

blazingchrome4

A movimentação do personagem é típica de um jogo de plataforma, permitindo pular, andar para a esquerda ou para a direita, abaixar-se, e assim como em Contra, o jogador é capaz de atirar em 8 direções diferentes ao controlar o direcional enquanto se movimenta. O map design incentiva o jogador a explorar plataformas encontradas para encontrar itens escondidos, e não apenas focar no caminho principal.

Como bom herdeiro da mecânica bullet hell, característica dos jogos que o inspiraram, o jogo irá atirar todos os tipos de projéteis contra você, e ser atingido apenas uma vez significa perder uma vida (a quantidade de vidas disponíveis varia conforme o nível de dificuldade escolhido nas opções do jogo). O jogador deverá tirar proveito das características do cenário para sobreviver e derrotar os inimigos. Alguns deles atacarão à distância usando armas semelhantes ao rifle do jogador, e outros tentarão matar o jogador ao encostar em você. Sim, tocar em inimigos também subtrai vidas do seu personagem. Hoje em dia isso pode parecer estranho, mas lá atrás era uma mecânica bastante comum.

blazingchrome5

Chegar ao final de uma fase levará o jogador a um chefe, o tradicional inimigo enorme, com nível absurdo de energia, e ataques frenéticos e imprevisíveis. Em Blazing Chrome os chefes batem perfeitamente com essa descrição. Todas as boss fights possuem uma ou outra inspiração em chefes vistos em outros jogos do gênero, mas foram bem implementadas para oferecer níveis de dificuldade decentes sem frustrar o jogador. Eventualmente também aparecerão os famosos mini-bosses, geralmente na metade das fases.

Ao morrer, o jogador perde o upgrade do rifle e drone ativos, mas mantém upgrades do rifle que não estejam em uso. Quando a última vida for perdida, o jogador tem a opção de retornar ao último checkpoint e continuar tentando, perdendo obviamente tudo o que for coletado. Esta é uma mecânica muito interessante para garantir que o jogador não se frustre se não conseguir terminar uma fase de primeira. Morrer no jogo será uma constante na jornada do jogador, mas aqui ela tem a função de aprendizado e não de frustração, morrer ajudará o jogador a identificar onde está errando, melhorando sua performance aos poucos.

Enredo/História

O jogo não se preocupa muito com o enredo, que é bem genérico e previsível, mas é de fato irrelevante para o conjunto da obra.

Visual/Áudio/Música

Blazing Chrome é uma grande homenagem aos antigos games com gráficos pixelados, alias uma marca registrada da JoyMasher. Tudo está muito bonito e bem detalhado, e o jogo ainda dá diversas opções de filtros para personalizar a maneira como o jogo é renderizado, incluindo até mesmo uma opção para simular os velhos monitores CRT. O áudio também faz juz ao visual, com explosões, tiros e vozes ao estilo 32-bits.

A música, no estilo chiptune, como o visual pede, também é excelente e ajuda a dar um toque especial à ação durante o jogo.

Confira abaixo alguns vídeos gravados por mim para ter uma noção de como é o audio-visual do jogo:

Performance/Bugs

O jogo é demasiado leve, e capaz de rodar em qualquer máquina. Na minha experiência não identifiquei nenhum bug.

Multiplayer

Infelizmente, a única forma de multiplayer disponível é o co-op local para duas pessoas, e não há planos para adicionar o co-op online.

Acompanhe Magnaway nas redes sociais

Quer ficar por dentro das últimas novidades, além de nos mostrar apoio? Siga Magnaway onde achar melhor: estamos no , , e na !

Usamos cookies para aprimorar sua experiência, como permitir veiculação de anúncios e manter preferências. Aceitar Conferir Política de Privacidade de Magnaway