Página Inicial Análises Análise | Review de Gotham Knights: vale a pena?

Análise | Review de Gotham Knights: vale a pena?

Batman está morto; agora é a vez da Batfamília continuar seu legado

por Franklin Magno
Publicado em Atualizado em 10 minuto(s) de leitura
A+A-
Reset

Após completar a história durante essa semana de lançamento, pude me divertir bastante jogando Gotham Knights, título de grande duração dependendo de como você joga, o que no meu caso levou a mais de 40 horas de jogatina até completar a campanha em paralelo com todas as outras missões de vilões, como Arlequina, sem pressa alguma.

Gotham Knights

História

Desde seu anúncio, o que mais me chamou atenção é o simples fato de que você não joga com o Batman e sim com a Batgirl, o Asa Noturna, Robin e Capuz Vermelho, afinal, Batman está morto e é a vez de sua família assumir o controle total e proteger Gotham. Por essa razão o melhor de Gotham Knights é sua história, que é original para o jogo. Os personagens se desenvolvem bem entre eles, lidam com o luto e lutam contra novos inimigos quanto mais avançam na investigação final. A campanha me despertou bastante interesse do começo ao fim, principalmente nas missões paralelas de vilões, que tem ritmos muito bons, principalmente com a maluca da Harley Quinn.

Poder alternar entre os personagens durante a campanha toda vez que estiver no Campanário traz ao jogador uma ótima experiência e mudança no seu estilo de jogo, caso assim queira e esteja cansado ou curioso, deixando a furtividade um pouco de lado e focando num estilo de combate mais frontal e vice-versa, até encontrar seu personagem favorito.

Durante suas noites de vigília, impeça ondas de crime pela cidade e encerre o último caso de Bruce. Mas não tema, há muito a ser feito.

Gotham City

Gotham Knights

Gotham é grande, tem uma atmosfera muito boa e o jogo por si só é bem bonito. Para alguém que não se importa tanto para gráficos, como se a indústria AAA hoje não conseguisse entregar algo bem trabalhado, considero exagero quando falam que o jogo é feio. Percorrer pela cidade do crime durante qualquer clima, embora chuvoso sempre deixa a cidade melhor, dá ao jogador uma ótima imersão. Vale citar que joguei Gotham Knights em 1080p na qualidade média, o que implica na qualidade gráfica da captura de tela acima e em como você poderá rodá-lo seguindo os requisitos mínimos do jogo.

Além disso, Gotham conta com cinco facções e diferentes tipos de crimes para lidar durante as noites, além de inúmeros colecionáveis espalhados pela cidade. O número de inimigos por facção é satisfatório, embora em alguns casos o design opte pelo fácil ao alterar somente cor. No entanto, após certo tempo de jogo, torna-se repetitivo continuar combatendo os mesmos crimes e tarefas, até decidir rejogar no modo novo jogo+, que aumenta o limite de nível de 30 para 40.

Embora jogado na dificuldade normal, o avanço da campanha requer mais atenção durante os combates, apresentando em alguns casos um desbalanceamento bizarro de nível de missão com o de inimigos. Esse desbalancamento ocorre por exemplo durante algumas das missões finais e confesso que é cansativo.

Combate, ferramentas e habilidades

Particularmente gostei do combate de Gotham Knights. Um dos principais motivos para isso é a escolha de estilo de jogo por personagem, além, é claro, do uso de habilidades individuais e de impulso, que cada cavaleiro tem a oferecer. Como gosto de jogar mais na furtividade, a Batgirl é a escolha perfeita.

Apesar disso, um problema recorrente do combate do jogo é a compensada entre os golpes que as animações tendem a fazer, bem além do que estou acostumado jogando alguns dos jogos da série Batman Arkham. Outro fator é a câmera que diversas vezes atrapalhou e me deixou perdido, já que não é possível travá-la em inimigos específicos em momento algum, e alguns cenários tendem a ser problemáticos.

Nem o gancho escapou também. Às vezes, saltar e depender do gancho para locomover pela cidade pode ser um problema, principalmente durante as corridas, uma vez que o local de uso do gancho não vai se ajustar de acordo com sua câmera e sim com a posição do personagem. Foram muitas vezes das quais o simples uso do gancho deixou a desejar.

Um dos melhores meios de locomoção, além da viagem rápida, apresenta uma direção ruim. Batmoto possui uma dirigibilidade difícil de controlar, o que dá para viver com isso, e é um dos motivos para problemas de desempenho, ao menos no PC, que oscila o uso da GPU principalmente enquanto pilota a moto.

Qual equipamento usar?

Gotham Knights

Gotham Knights possui a criação e uso de traje, arma corpo a corpo e de longo alcance. Com isso em mente, você coleta recursos ao jogar e completar desafios, tarefas e abrir baú, entre outras ações. Esses recursos são usados para a criação desses equipamentos. E obviamente, usam níveis e raridades diferentes, com habilidades vinculadas ao traje e uso de modificadores em todos os equipamentos, também podendo usar outro visual caso o traje atual não lhe agrade, mas as habilidades sim.

Portanto, para um jogo de super-herói e principalmente cooperativo, é ótimo ver o quanto de detalhes deram aos trajes do jogo. Gotham Knights possui 14 diferentes tipos de trajes, com o Pacote Visionário incluso. Conforme mostrado na captura de tela acima, é possível mudar a cor, o tipo de capuz, emblema, luvas e botas do conjunto de armadura não personalizado. É possível criar uma combinação do seu gosto, com toda certeza.

Cooperativo, IA e dublagem

Gotham Knights tem foco também no cooperativo, podendo jogar todo o jogo com um amigo, e assim realizar combos e habilidades juntos. Das poucas vezes que joguei nesse modo, em sessão pública, não tive problemas de conexão e lags. Além disso, no final de novembro, Gotham Knights receberá um modo cooperativo de até 4 jogadores separado da campanha principal, de acordo com a notícia oficial.

Infelizmente, a IA de Gotham Knights é problemática, piorando ainda mais após primeiros patches de pós-lançamento. Fora os clássicos inimigos míopes, diversas vezes encontrei durante o combate inimigos simplesmente congelados, até quando estão com vidas zeradas, o que irá te impedir de completar ou facilitar pra caramba o crime que estiver lutando contra no momento.

Por outro lado, a qualidade da dublagem é ótima, o que é de se esperar dos títulos da Warner, porém saiba que há cenas em que a sincronia labial do jogo simplesmente fica horrível, e não somente da dublagem, mas efeitos sonoros ao longo delas também são afetados. Algo que pode estragar a experiência para alguns, como foi no meu caso.

Mas e aí, vale a pena jogar Gotham Knights?

Gotham Knights

Em suma, sim, no entanto, infelizmente Gotham Knights merecia mais tempo de desenvolvimento antes de seu lançamento, já que até o momento o título oferece diversos problemas de otimização, tanto para PC quanto consoles da geração atual, além de problemas como crashes (PC), bugs que estragam a experiência, até na IU (interface de usuário) e outros fatores já citados anteriormente.

Por esse principal motivo, recomendo aguardar, se possível, por atualizações de desempenho e correções, que devem ser lançadas pelas próximas semanas, antes de comprar e jogar. Os problemas, se aparecem para você, irão comprometer sua experiência. Fica nítido o quanto o jogo precisava de mais tempo.

Se considerar o preço cobrado pelo título, assim como qualquer outro jogo, acredito que R$ 300 é um preço muito elevado se considerar diversos fatores. No entanto, a decisão de compra final é sempre de cada um. De qualquer forma, esteja ciente de que a edição Deluxe Edition, que contém apenas o Pacote Visionário, além de cara, não vale a pena, afinal, os cosméticos podem muito bem ser ignorados, já que são a maior parte do DLC. O título não conta com nenhuma microtransação dentro do jogo.

Gotham Knights está disponível atualmente para PlayStation 5, Xbox Series X|S e PC, através da Steam e Epic Games Store.

A cópia de Gotham Knights para criação desta análise foi cedida pela Warner, e agradeço por esse suporte. Saiba que isso, no entanto, não influencia na minha opinião final a respeito do jogo.

Obrigado por ter lido até aqui. Espero que esta review tenha lhe ajudado de alguma forma, sério!


Acompanhe Magnaway nas redes sociais

Quer ficar por dentro das últimas novidades, além de nos mostrar apoio? Siga Magnaway onde achar melhor: estamos no , , e na !

Usamos cookies para aprimorar sua experiência, como permitir veiculação de anúncios e manter preferências. Aceitar Conferir Política de Privacidade de Magnaway