Página Inicial Análises Análise | Review de Ship of Fools

Análise | Review de Ship of Fools

Cooperativamente bom e divertido até certo ponto

por Franklin Magno
Publicado em Atualizado em 7 minuto(s) de leitura
A+A-
Reset

Ship of Fools é um divertido e charmoso roguelite cooperativo de navegação em um mundo em que outrora era protegido pelo Grande Farol, que afastava o mal e corrupção do Arquipélago, com uso de uma entidade da luz. Você e seu amigo assumem o papel dos Tolos para desbravar o mar, que agora é dominado pela corrupção.

Inicialmente há dois Tolos para selecionar e jogar e mais oito para desbloquear durante o jogo. Todos esses personagens possuem bugigangas iniciais, além daquelas que vão sendo pegas durante uma jornada, que irão dar habilidades que ajudarão em sua missão. A missão? Salvar o Arquipélago da maldade e corrupção, com ajuda do Stormstrider, a embarcação capaz de desbravar o mar cheio de perigos.

Ship of Fools

Stormstrider possui quatro lugares, dois de cada lado, para posicionar os canhões dos quais cada jogador irá levar um. Esses canhões podem ser melhorados, assim como novos vão sendo desbloqueados à medida em que o jogador reúne mais pessoas no Grande Farol, que é o cenário inicial do jogo. Também é possível melhorar o navio para resistir a mais dano, assim como permitir levar e posicionar mais artefatos e tipos de munição no centro dele.

Em toda jornada, o fator sorte decidirá a melhor build para você, já que em todos os cenários do jogo são posicionados aleatoriamente locais para vendedores, ganho de bugigangas e itens, como moeda do jogo, artefatos ou eventos que podem ou não recompensar algo. E na maioria das vezes os artefatos estarão fora do alcance já que são posicionados sempre no final do mapa. Nem todo avanço gera um novo combate contra hordas de monstros.

Ship of Fools

Existem três (3) cenários diferentes durante a jogatina de Ship of Fools, além, é claro, dos confrontos contra chefes. Conforme mostrado na captura de tela acima, a corrupção avança num intervalo de três turnos, e dependendo de onde estiver, você terá que enfrentar o chefe da área.

Os chefes de Ship of Fools são bem divertidos e inicialmente desafiadores, mas são fáceis de entender o padrão. Acompanhado do progresso de jogo mantido, como as melhorias desbloqueadas, você finalmente avança ao próximo cenário. E os monstros de cada cenário também possuem seus padrões e macetes, e oferecem um bom desafio.

Infelizmente, um ponto fraquíssimo e que atrapalha muito em Ship of Fools é a falta de informações essenciais na maioria dos itens. Você melhora os canhões e não percebe melhoria básica como aumento de dano. Fica em dúvida se determinado canhão é melhor que outro.

Isso também se aplica ao uso do remo, que é usado para os combates mais próximos, tanto para afastar as criaturas que se aproximam quanto para aquelas que invadem seu navio, assim como habilidades das bugigangas iniciais dos personagens e aquelas adquiridas durante a jornada, além dos artefatos que vão sendo posicionados no Stormstrider.

A rejogabilidade ou fator replay de Ship of Fools é praticamente inexistente. Após completá-lo com cerca de seis (6) horas de jogo, continuei jogando com meu amigo por mais quatro (4) horas até simplesmente desistir de continuar jogando. Não há desbloqueio de novas dificuldades, o jogo vira um grinding desnecessário de recursos para desbloquear algumas coisas caras, mas que não irão agregar em quase nada na sua experiência final de jogo, o que é uma pena. Pode ser que em atualizaçòes futuras os desenvolvedores adicionem algo que ajude nisso.

E embora a página do jogo possa estar traduzida, o jogo não tem legendas nem menu traduzidos em português, pelo menos no momento em que estou publicando esta análise. É importante ressaltar também que, por mais que os principais itens do jogo sejam fáceis de entender, muito será perdido se você não saber inglês. Sinceramente, é uma vergonha este jogo não ter tradução.

Assim como a própria descrição do jogo afirma, Ship of Fools é um título cooperativo, por isso jogá-lo sozinho acaba sendo tedioso e muito desbalanceado, isso porque o título permite a mesma quantidade de monstros invadindo seu navio, o que torna um caos total tentar matar todos os monstros quando definitivamente você é incapaz de lidar com isso. Até no modo cooperativo há momentos totalmente desbalanceados, além de alguns eventos de ataque questionáveis.

Vale a pena Ship of Fools?

Ship of Fools

Dito tudo isso, saiba que recomendo Ship of Fools para ser jogado com um amigo e lembre-se que o fator replay do jogo é praticamente inexistente, o que irá garantir pelo menos seis (6) horas de jogo, mas tudo depende de você, é claro. O preço, assim como sempre abordo em minhas análises, está um pouco acima do que acredito ser justo, mas pelo menos não tão alto quanto em outros lançamentos da Team17. Uma promoção é sempre bem-vinda.

Ship of Fools está disponível aos consoles Xbox Series X|S, PlayStation 5 e Nintendo Switch, além do PC, através da Steam.

A cópia de Ship of Fools para criação desta análise foi cedida pela Team17, e agradeço por esse suporte. Saiba que isso, no entanto, não influencia na minha opinião final a respeito do jogo.

Obrigado por ter lido até aqui. Espero que tenha lhe ajudado de alguma forma, sério! Tenha um bom jogo!


Gostou do que leu? Acompanhe a gente nas redes sociais!

Siga Magnaway onde achar melhor: estamos no , , e na .

Usamos cookies para aprimorar sua experiência, como permitir veiculação de anúncios e manter preferências. Aceitar Conferir Política de Privacidade de Magnaway