Índice
Tendo jogado Shelter e INSIDE há alguns anos, ficou claro a inspiração ou semelhança que Endling – Extinction is Forever possui desses jogos incríveis, contribuindo muito com a experiência que o jogo consegue entregar. Se você já jogou esses jogos, este título passa a ser obrigatório. Senão aproveite e adicione todos esses jogos à sua lista de desejo pois são títulos incríveis que valem a pena, e muito.
Acompanhei este jogo por anos, e já esperava que, assim como Shelter e INSIDE, Endling – Extinction is Forever fosse curto. Endling – Extinction is Forever possui uma duração de mais ou menos 5 horas de jogatina. Esse foi o tempo que levei para terminá-lo, considerando que joguei tomando todo cuidado possível para que nenhum dos filhotes morresse, e foi extremamente gratificante jogá-lo do começo ao fim.
Início de Endling – Extinction is Forever
Confira abaixo o breve início do jogo.
Um mundo devastado pelo homem
O que mais me chamou a atenção em Endling – Extinction is Forever é que há toda uma região para você explorar de acordo com o avanço feito na campanha. É uma retratação dum mundo devastado pelo homem beirando ao iminente colapso causado pela destruição que o homem traz à natureza. É como o próprio estúdio do jogo o descreve: “um jogo significativo para a mudança e consciência ambiental.”
A qualidade do mapa é admirável, o título é fofo e constrói uma ótima atmosfera. A qualidade tanto artística quanto gráfica é maravilhosa. Endling – Extinction is Forever é o resultado dum trabalho feito com amor e de responsabilidade com o tema.
Por mais que a raposa sofra para sobreviver, o jogo também retrata a dor e sofrimento das pessoas que ainda sobrevivem com o que restou e resiste.
À noite, saia da toca em busca de comida
No início, você acompanha a raposa fugindo dum incêndio florestal à procura duma nova toca para que seus filhotes nasçam. Você pode escolher as cores predefinidas que cada filhote terá. A partir daí, você passa a explorar a região. No começo, toda noite você sai da toca em busca por comida antes do dia amanhecer. Os filhotes são muito jovens e essa é a única maneira, então você precisa ser rápido todas as vezes.
Após um tempo, com a mudança de estação, novas áreas do mapa são abertas e você agora sai à noite acompanhada dos filhotes. Embora agora o cuidado precise ser redobrado, os filhotes ganham habilidades que ajudam na sobrevivência. Você precisa lidar com eventos espalhados pelo mapa para que os pequeninos tenham essas experiência essenciais. Outras habilidades, porém comuns, são ganhas de acordo com o crescimento geral dos filhotes com o avanço do jogo.
Ao decorrer dos eventos da campanha, mais tocas são liberadas e você passa a explorar mais. Os filhotes continuam crescendo e precisam cada vez mais de comida. O mundo, por outro lado, continua decaindo, e a comida já antes escassa passa a ser ainda mais.
Será sempre preciso prestar atenção ao mundo a sua volta, buscando lembrar de lugares que você deixou de explorar por comida. Os perigos se intensificam assim como também a beleza daqueles que lutam para sobreviver.
Focado mais na narrativa
Dependendo de como você jogue, e se já tiver jogado ou sabe como funciona Shelter e INSIDE, é possível que você se saia bem logo de primeira. Digo isso porque o jogo não é punitivo e extremamente difícil. Longe disso, para aqueles com todo cuidado, o título orienta e recompensa bem o jogador.
Por mais destruído que o mundo esteja, e mais escasso a comida fique, explorar o mapa e prestar a atenção dará sempre um ótimo resultado. E você poderá sobreviver por mais um dia.
Experiência final
Fatores gerais da minha experiência:
- Endling – Extinction is Forever é melancólico, emocionante, reflexivo e consegue prender bastante a atenção do jogador;
- Além da qualidade gráfica e artística maravilhosa que o jogo tem a oferecer, a trilha sonora é muito boa;
- Infelizmente, por mais que o jogo não te puna tanto, a IA dos inimigos deixa a desejar e chegou a me irritar algumas vezes.
De maneira geral, a experiência que tive com Endling – Extinction is Forever foi maravilhosa e por conta disso fica impossível não recomendá-lo. Se possível, faça a pré-venda e jogue-o no lançamento, sério!
Assim como em Shelter e INSIDE, irei optar por não revelar detalhes a respeito da história. Mas saiba que ela é muito boa e emociona, por mais que você possa prever o que um mundo à beira do colapso pode oferecer a todos.
Capturas de tela de Endling – Extinction is Forever
Confira abaixo algumas capturas de tela do jogo. Todas livres de spoiler.
Vídeo da gameplay completa
A gameplay completa estará disponível a partir do lançamento de Endling – Extinction is Forever, em 19 de julho. A gameplay completa é útil se você quiser ver mais da gameplay do jogo. Confira o vídeo logo abaixo.
Observação e agradecimento
A cópia deste jogo foi cedida pela distribuidora do jogo para a criação da análise e conteúdo do jogo. Embora ganho, a análise continua sendo a mais justa possível. De qualquer forma, agradeço pela oportunidade.
Obrigado por ter lido até aqui. Espero que esta review tenha sido útil, e tenha uma ótima jogatina!
Endling – Extinction is Forever chega em 19 de julho para PC, via Steam, Epic Games Store e GOG, Nintendo Switch, Xbox One e PlayStation 4. Acesse o site oficial do jogo para mais informações.
Acompanhe Magnaway nas redes sociais
Quer ficar por dentro das últimas novidades, além de nos mostrar apoio? Siga Magnaway onde achar melhor: estamos no Google Notícias, Twitter, Facebook e na Steam!