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O sol foi corrompido por uma energia que o obscureceu e o tornou uma estrela azul, quase toda a vida no planeta Lumia foi dizimada por uma raça alienígena desconhecida, e o que restou está aos poucos sendo absorvido para no final não restar mais nada. Esta é a ambientação de Seed of Life, um jogo de exploração e puzzles que te colocará na pele de Cora, a última sobrevivente no planeta, incumbida com a missão de salvar seu planeta por meio de um artefato alienígena conhecido como A Semente, capaz de restaurar a vida perdida no planeta.
Assim começa Seed of Life, uma aventura em terceira pessoa recheada de puzzles em um mundo semi-aberto mas com diversos caminhos a seguir e coisas pra se encontrar. Aqui vão minhas opiniões sobre este ótimo indie.
Visão Geral
Em Seed of Life, a protagonista Cora irá travar uma batalha constante contra a escuridão, pois o sol que iluminava o planeta deixou de brilhar, o que acabou corrompendo a água nos rios, e mantendo várias partes do planeta envoltas em sombras e os desafios propostos pelo jogo giram em torno disso, basicamente, requerendo que o jogador utilize de várias habilidades diferentes para restaurar a luz, e a vida dependente dela, e livrar Lumia do domínio das sombras.
Gameplay/Mecânicas
Como um jogo fortemente baseado em exploração, Seed of Life te guiará, como a protagonista Cora, por uma experiência semi-aberta, mas predominantemente linear, onde seu personagem percorrerá o caminho até A Semente. Para tal, o jogo faz uso de típicas mecânicas de jogos de ação em terceira pessoa, como caminhos destraváveis através de itens específicos, habilidades especiais, e energia limitada.
As opções de movimento são também as usuais encontradas em jogos do gênero, incluindo a movimentação para todos os lados, saltar, agachar, e interagir com itens e mecanismos diversos. Em alguns momentos e locais específicos, o movimento de seu personagem é inclusive pré-determinado, impossibilitando que você escolha como quer prosseguir.
Para progredir entre as diversas áreas do jogo, o obstáculo mais comum será um escudo energético que previne a movimentação de Cora, e geralmente é preciso descobrir caminhos alternativos, ou mesmo cristais que são usados para desativar esses escudos, e também ativar containers especiais encontrados pelo caminho.
Como o planeta Lumia foi consumido pela escuridão, diversas áreas irão causar dano periódico ao seu personagem, e para isso a luz produzida por certas fontes será essencial para que seu personagem sobreviva. Checkpoints estão espalhados por todo o mundo, de modo que você possa recarregar sua energia e salvar automaticamente seu progresso.
Para acessar áreas específicas do jogo, seu personagem utilizará um pequeno talismã de origem alienígena, que está ligado a habilidades especiais que podem ser ativadas e utilizadas para resolver determinados puzzles, e também aponta para o objetivo que estiver atualmente em destaque. Esta habilidades incluem revelar objetos e plataformas ocultas, ativar uma forte fonte de luz para iluminar um ambiente totalmente escuro, correr para dar saltos maiores, ou temporariamente recarregar sua energia para compensar o dano causado pela escuridão.
Tais habilidades consomem Lumium, uma substância naturalmente e periodicamente produzida por plantas específicas do planeta Lumia. Essas plantas, além de fornecerem este elemento para que seu personagem recarregue o talismã, também projetam um escudo que protege Cora dos danos a longo prazo da escuridão no planeta, e sempre que uma planta de for utilizada para extrair Lumium pela primeira vez, a quantidade máxima que seu talismã é capaz de suportar aumentará.
Utilizando Lumium, também será possível destravar determinadas portas, então encontrar essas plantas e extrair seu Lumium será essencial para o progresso de Cora em sua missão.
Para destravar essas habilidades, Cora deve encontrar altares especiais que escondem cápsulas que podem ser acopladas ao talismã, e para isso, um puzzle simples deverá ser resolvido, de modo a alinhar corretamente os desenhos que estão na base do altar, e uma vez revelada a cápsula, o altar se torna automaticamente um checkpoint, possibilitando a recarga da energia de seu personagem, e do Lumium do talismã.
Cora não tem habilidades de combate, portanto enfrentar inimigos não será uma mecânica presente no game, porém diversos perigos estão presentes no mundo do jogo, incluindo drones alienígenas que detectam sua presença, estruturas que sugam sua energia, além de elementos como a água contaminada, os locais envoltos em sombras e também locais altos que podem resultar em dano caso seu personagem caia.
Audiovisual
Seed of Life faz um ótimo trabalho audiovisual incluindo músicas ambientes bastante calmas e imersivas, contribuindo para a ambientação de uma forma que faça sentido dentro da lógica do game. Já no aspecto dos efeitos sonoros, o jogo também não deixa a desejar, nunca exagerando com sons inadequados ou inapropriados para determinadas situações. Alguns personagens como a protagonista Cora foram dublados e a interpretação também não é nada ruim.
O trabalho gráfico e de texturas é muito bem feito, bonito e detalhado, suficientemente bom para garantir total imersão no muno do planeta Lumia.
Performance
Por rodar na Unity Engine, o jogo trás um grau alto de compatibilidade com a maioria das máquinas do GPUs modernas, mas também devido a isso poderá trazer problemas de performance em máquinas muito defasadas, porém a estabilidade é uma característica forte em jogos rodando na Unity Engine, e não é diferente com Seed of Life, onde tive uma experiência fluída e sem crashes.
Vídeos
Abaixo você poderá conferir alguns vídeos de gameplay do jogo.
Seed of Life está disponível para PC através da Steam.
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