Quando vi pela primeira vez o anúncio deste jogo, não imaginava que poderia ser tão divertido quando fosse jogá-lo. Que bom que eu estava errado, pois depois de poder jogá-lo valeu muito a pena. Aqui vai minha sincera opinião a respeito deste adorável indie.
Desenvolvido pela House House, um estúdio indie que conta com 4 desenvolvedores e que lançou, junto a Panic, em setembro deste ano, este jogo no qual você controla um ganso com tarefas fora do comum e que precisa, por algum motivo, avançar por um vilarejo enquanto completa tarefas por ele. Tarefas que, por mais que sejam pra lá de estranhas, são extremamente hilárias e fazem com que sua experiência se torne ótima.
Ao iniciar o jogo, você já poderá começar a se acostumar com os comandos do querido ganso, tendo um tutorial satisfatório e que, ao avançar um pouco mais no jogo, será encerrado e, depois daí, tudo que você precisa fazer é aprender todo o restante das mecânicas e entender o que é necessário ser feito para cumprir suas tarefas, que são divididas por um total de 5 listas ou, da melhor forma entendida, cenários.
O primeiro cenário do jogo conta com um jardineiro que só queria cuidar de seu jardim, mas adivinha só o que acaba acontecendo? O ganso carismático aparece pra cumprir horário com sua prancheta cheia de tarefa a serem realizadas, tal como deixar o jardineiro se molhar e perder as chaves, também.
Não que as tarefas sejam difíceis, na verdade, só depois que você terminar o jogo pela primeira vez, será desbloqueado novos desafios bem legais que, além de aumentarem a longevidade do jogo, torna-o mais interessante ao permitir que o jogador tenha uma outra experiência.
Como dito anteriormente, de início, será possível completá-lo pela primeira vez com um total de 5 cenários. Por mais que pareça ser pouco, na realidade, você percebe o quanto de capricho os desenvolvedores tiveram com o jogo. O vilarejo é muito bem-feito e será possível criar atalhos por todo ele para que consiga, depois, completar novas tarefas.
Ao controlar o ganso carismático, sua jogabilidade é simples, porém aceitável, afinal, você é apenas um ganso, um ganso muito malvadinho, por sinal. Você pode pegar objetos com seu bico e carregá-los entre os lugares que à medida em que avança são desbloqueados, podendo até mesmo escondê-los.
Além disso, como ganso você pode ter suas rotas alternativas únicas, como rio, na maioria das vezes. Grasnar é uma das coisas mais divertidas do jogo, embora os momentos de fuga sejam hilários, o grasnido é a melhor arma do querido ganso. Mesmo assim, atrapalhando o vilarejo todo, ninguém sequer é uma ameaça de fato, apenas um retrocesso. Ao ser “apanhado” durante seus crimes, pode ser que as coisas se tornem um pouco mais difícil, exatamente por isso o jogo mistura elementos furtivos, acredite ou não.
É importante considerar que, embora pareçam ser simples, uma boa parte das tarefas pode ser feita de diferentes modos, sem contar que você pode muito bem causar o caos como bem entender sem se preocupar com elas. Cada cenário é desbloqueado, a partir do primeiro, quando você cumpre uma tarefa principal. Essas são as mais interessantes e hilárias, sério.
Antes mesmo de chegar a minha conclusão, que tá mais que na cara que, sim, é um jogo recomendável, divertidíssimo e que com certeza, se até agora chamou sua atenção, vai lhe divertir, é importante citar a duração do jogo. Ao completá-lo, sem tocar nas tarefas desafiadoras desbloqueadas depois, pude jogar por um total de 3h. Se considerar que não avancei com pressa alguma, busquei completar tudo antes. Então, é, de certa forma, pouco, só que, como havia dito antes, é considerável que continue jogando mais. Podendo ser influenciada pelo gosto de cada um, afinal, a jogatina pode acabar ou não ficando enjoativa, mas podendo se tornar algo casual pra jogar por mais algumas horas durante alguns dias.
Untitled Goose Game está disponível para PC através da Epic Games Store (com possível exclusividade de um ano), Nintendo Switch, Playstation 4 e Xbox One.
Esta cópia (p/ PC) foi cedida pela desenvolvedora do jogo, agradeço o apoio.
Espero que o jogo tenha despertado seu interesse. Que tal conferir o trailer de lançamento logo abaixo?
Acompanhe Magnaway nas redes sociais
Quer ficar por dentro das últimas novidades, além de nos mostrar apoio? Siga Magnaway onde achar melhor: estamos no Google Notícias, Twitter, Facebook e na Steam!