Página Inicial Análises missed messages.: um excelente jogo gratuito

missed messages.: um excelente jogo gratuito

por Marina M.
Publicado em Atualizado em 3 minuto(s) de leitura
A+A-
Reset

Será que é sempre necessário gastar dinheiro para aproveitar o mundo dos jogos? missed messages., lançado em maio de 2019 pela artista independente Angela He, prova que existem títulos grátis a ser prestigiados. O jogo está disponível gratuitamente para PC pelo site da artista ou pela própria Steam, e o único idioma suportado no momento é o inglês.

Aviso: a temática do jogo pode ser sensível para alguns, pois são abordados temas como suicídio e depressão.

mm3

Em missed messages., acompanhamos uma universitária em meio a uma tarde preguiçosa. Sua colega de apartamento parece ocupada no próprio quarto, e está difícil se concentrar no trabalho. É possível interagir com os objetos do apartamento, desvendando mais sobre a personalidade da protagonista, mas eventualmente o notebook e o documento aberto a chamam de volta. De repente, um compartilhamento de imagem de uma tal “namorada gótica” aparece na tela.

Essa é a premissa. A partir daí, são dadas pequenas opções que, através de diálogos e escolhas simples, levam a um dos quatro finais do jogo. A própria criadora explica que cada fim demora entre 15 e 30 minutos para ser atingido, e desde já antecipo que é um tempo muito bem explorado.

mm2

Em termos de design, é impossível não notar (até pelos poucos prints aqui presentes) que as ilustrações do jogo são absurdamente bonitas, e têm todo potencial para se tornarem foto de perfil ou plano de fundo. O nível de detalhe das cenas também é impressionante: sejam nos móveis do quarto ou as roupas das personagens, é possível absorver informações sobre suas personalidades e gostos. Quanto a sonoplastia, ela é agradável e conduz a narrativa suavemente.

Aliás, a aparência do título combina com o conteúdo escrito: há uma delicadeza intrínseca em ambos. São abordados alguns temas sérios, mas num tom tão casual quanto confessional. Os diálogos das personagens naturalmente transmitem amizade, carinho, sofrimento e outros sentimentos mais complicados sem recorrer a dramas artificiais. A depressão é uma temática difícil de retratar, mas em missed messages. o assunto é levado com a seriedade necessária, sem caricaturas da doença.

mm6

Se no decorrer do jogo as escolhas a se fazer não parecem tão difíceis, a verdade é que no mundo real as mensagens perdidas acontecem. Ficamos tão mergulhados em nossas rotinas que, muitas vezes, não enxergamos propriamente as pessoas que amamos. missed messages. é um bom lembrete do quanto relacionamentos são complexos, e também de que a duração de um jogo ou seu custo financeiro não definem seu valor.

Gostou do que leu? Acompanhe a gente nas redes sociais!

Siga Magnaway onde achar melhor: estamos no , , e na .

Usamos cookies para aprimorar sua experiência, como permitir veiculação de anúncios e manter preferências. Aceitar Conferir Política de Privacidade de Magnaway