Será que é sempre necessário gastar dinheiro para aproveitar o mundo dos jogos? missed messages., lançado em maio de 2019 pela artista independente Angela He, prova que existem títulos grátis a ser prestigiados. O jogo está disponível gratuitamente para PC pelo site da artista ou pela própria Steam, e o único idioma suportado no momento é o inglês.
Aviso: a temática do jogo pode ser sensível para alguns, pois são abordados temas como suicídio e depressão.
Em missed messages., acompanhamos uma universitária em meio a uma tarde preguiçosa. Sua colega de apartamento parece ocupada no próprio quarto, e está difícil se concentrar no trabalho. É possível interagir com os objetos do apartamento, desvendando mais sobre a personalidade da protagonista, mas eventualmente o notebook e o documento aberto a chamam de volta. De repente, um compartilhamento de imagem de uma tal “namorada gótica” aparece na tela.
Essa é a premissa. A partir daí, são dadas pequenas opções que, através de diálogos e escolhas simples, levam a um dos quatro finais do jogo. A própria criadora explica que cada fim demora entre 15 e 30 minutos para ser atingido, e desde já antecipo que é um tempo muito bem explorado.
Em termos de design, é impossível não notar (até pelos poucos prints aqui presentes) que as ilustrações do jogo são absurdamente bonitas, e têm todo potencial para se tornarem foto de perfil ou plano de fundo. O nível de detalhe das cenas também é impressionante: sejam nos móveis do quarto ou as roupas das personagens, é possível absorver informações sobre suas personalidades e gostos. Quanto a sonoplastia, ela é agradável e conduz a narrativa suavemente.
Aliás, a aparência do título combina com o conteúdo escrito: há uma delicadeza intrínseca em ambos. São abordados alguns temas sérios, mas num tom tão casual quanto confessional. Os diálogos das personagens naturalmente transmitem amizade, carinho, sofrimento e outros sentimentos mais complicados sem recorrer a dramas artificiais. A depressão é uma temática difícil de retratar, mas em missed messages. o assunto é levado com a seriedade necessária, sem caricaturas da doença.
Se no decorrer do jogo as escolhas a se fazer não parecem tão difíceis, a verdade é que no mundo real as mensagens perdidas acontecem. Ficamos tão mergulhados em nossas rotinas que, muitas vezes, não enxergamos propriamente as pessoas que amamos. missed messages. é um bom lembrete do quanto relacionamentos são complexos, e também de que a duração de um jogo ou seu custo financeiro não definem seu valor.
Acompanhe Magnaway nas redes sociais
Quer ficar por dentro das últimas novidades, além de nos mostrar apoio? Siga Magnaway onde achar melhor: estamos no Google Notícias, Twitter, Facebook e na Steam!