Índice
Atelier Ryza Secret Trilogy Deluxe Pack nada mais é que um bundle contendo as versões dx de Atelier Ryza. Fazendo um paralelo a versão DX dos jogos Atelier são como o Final Mix de Kingdom Hearts ou a versão Royal de Persona 5, é objetivamente o mesmo jogo só que com mais conteúdo, melhorias nos visuais e mecânicas novas.
Sobre o Atelier Ryza DX
Resumidamente, as versões DX dos jogos da franquia Atelier são basicamente a versão definitiva do jogo, que por sua vez contam com diversas melhorias e novidades para o jogo, além de ter todas as DLCs já inclusas. Dentre as novidades, destaca-se que os 3 jogos tem novos personagens jogáveis e segmentos exclusivos para narrativa. Vale pontuar que todos os jogos receberam melhorias gráficas e mecânicas novas, como por exemplo criar combates customizados dentro do Atelier.
Tendo em vista que são 3 jogos, acho justo pontuar detalhadamente as novidades exclusivas de cada título separadamente.
Atelier Ryza: Ever Darkness & the Secret Hideout DX
O primeiro título da franquia conta com um elenco extra de 3 personagens jogáveis, sendo eles Agatha, Kyro e Romy. Além disso, Atelier Ryza DX terá dois novos segmentos da campanha, incluindo um epílogo que faz a ponte para o segundo jogo.



Atelier Ryza 2: Lost Legends & the Secret Fairy DX
Para o segundo título de Atelier Ryza, fomos agraciados com um novo segmento da história com Lila e Empel. Além de terem seu próprio momento no jogo, agora eles serão jogáveis também!


Atelier Ryza 3: Alchemist of the End & the Secret Key DX
Atelier Ryza 3 terá 3 personagens exclusivos para usar durante a jogatina, Clifford, Kilo e Serri. Referente a campanha, teremos um capítulo novo com Clifford e cenas novas com Kilo. Destacando-se, Atelier Ryza 3 DX oferece também um mascote que te ajuda a coletar recursos.



Como os jogos funcionam?
Para aqueles que desconhecem, acho importante pontuar a dinâmica de gameplay dos jogos, uma vez que eles seguem uma abordagem bem singular. Nós acompanhamos a jornada de Ryza, uma jovem aventureira que se vê ‘presa’ em seu pequeno vilarejo. Após ser salva por uma dupla de alquimistas, Ryza se apaixona pela magia e ciência por trás dos equipamentos e decide trilhar o caminho da alquimia.
Toda a progressão do jogo gira em torno da alquimia, exploramos novas áreas e lutamos contra inimigos prioritariamente para conseguirmos recursos mais fortes, assim conquistando meios de fazer sínteses mais poderosas em nossos itens. A construção de itens via alquimia é fácil de aprender, mas não deixa de ser densa. Cada item possui tipo, elemento e pontos de qualidade. Certos itens demandam tipos ou itens específicos para sua criação, quanto maior a qualidade dos itens usados, melhor será as passivas e bônus obtidos.
Atelier Ryza estrutura-se em um loop que consiste em, surge um problema que necessita de um item poderoso, dado a problemática nos aventuramos em áreas novas em busca de materiais melhores, durante algumas explorações vamos acidentalmente esbarrando em problemas maiores, dando continuidade a história. Obviamente o jogo não é 100% assim, mas ele se estrutura dessa forma por um bom tempo, algo que faz total sentido dado o fato que acompanhamos Ryza em suas rotinas. O ritmo se mantém bem calmo, dando tempo e espaço para conhecermos os personagens, seus dramas e ambições.
Combate
Referente ao combate, ele segue uma dinâmica desconstruída de turnos, lembrando bastante Final Fantasy XIII. Durante o combate, os personagens entram em um tempo de espera entre as ações, esse tempo pode ser manipulado através de itens que dão agilidade, buffs e ataques especiais de inimigos. O jogo conta também com um sistema de “combos”, onde é possível ganhar ações extras ao fazer uma ação coordenada com algum aliado, por exemplo, Kilo pode pedir para você causar dano mágico, caso você faça isso ela irá usar um golpe especial logo em seguida.
Uma mecânica chave do combate é o AP, ele é o recurso que ganhamos ao acertar golpes normais em inimigos, consumimos AP para dar golpes especiais. Outra forma de usar o AP é upando o rank da equipe, durante o combate, ao acumular o máximo de AP, é possível consumir tudo para que seu time ganhe ataques extra e maior limite de AP, podemos aumentar o rank até 5 vezes. Durante os chefes, a luta segue uma dinâmica onde seu potencial de dano é proporcional ao AP que você consegue acumular, tornando uma abordagem mais econômica extremamente compensadora e arriscada.

Tanto o inimigo quanto o jogador tem uma barra de resistência, certos golpes causam mais dano a essa barra que na vida em si, ao zerar o boneco fica desnorteado, diminuindo drasticamente sua agilidade e resistência. Inimigos sempre vão tentar dar um golpe carregado quando se sentirem vulneráveis ou ameaçados (praticamente garantido quando estão com metade da vida), a única forma de impedir esse golpe devastador é zerando a barra de resistência. Caso tenha bastante AP guardado, é possível ignorar o intervalo de ações e fazer uma ação rápida coordenada em equipe, garantindo um burst de dano que pode garantir a vitória.
Devo comprar a versão DX de Atelier Ryza?
Caso você nunca tenha jogado algo de Atelier Ryza, com o lançamento da versão DX, agora é o momento ideal para experimentar. Para aqueles que já jogaram, acredito que essa versão seja uma boa desculpa para revisitar o jogo, os novos personagens agregam bastante ao gameplay e os novos segmentos de história são interessantes também.
Infelizmente, tal qual a versão original, os jogos não receberam localização PT-BR. Apesar da Koei não dar tanta atenção para o Brasil nesse sentido, não deixa de ser um detalhe decepcionante. Contudo, a versão DX está com o preço base menor que versão antiga, tornando assim essa versão mais em conta.

A cópia usada para está introdução e review foi disponibilizada gratuitamente pela Koei. Vale lembrar que está analise tem como objetivo avaliar prioritariamente o que é oferecido nessa nova versão do jogo e não os títulos individualmente (teremos reviews separadas em breve).
A trilogia pode ser comprada como um bundle (~512,00 R$) ou individualmente(200,00 R$ cada) no PC via Steam, Playstation 4 e 5; Nintendo Switch 1 e 2.
Para mais análises, clique aqui
Acompanhe Magnaway nas redes sociais
Quer ficar por dentro das últimas novidades, além de nos mostrar apoio? Siga Magnaway onde achar melhor: estamos no Google Notícias, Twitter, Facebook e na Steam!
