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Análise de Gestalt: Steam & Cinder: Demorou, mas chegou!

por Leandro Gomes Zavan
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Após vários adiamentos, Gestalt: Steam & Cinder finalmente foi lançado, mas a pergunta que não quer calar, valeu a espera?

Gestalt: Steam & Cinder é um metroidvania ambientado em um mundo steampunk com características fantasiosas.

História

Gestalt: Steam & Cinder se passa em Canaan, a única cidade que restou da humanidade após uma calamidade. A calamidade foi um evento que acarretou no surgimento de demônios no mundo, em meio ao caos e desespero, cientistas decidiram criar armaduras usando o poder dos demônios para combate-los, mesmo sendo arriscado era o único meio de resistir. Após o fim da guerra, a humanidade se deparou com outro problema, os soldados estavam perdendo sua humanidade e cedendo para o poder do Abismo, assim se tornando uma nova ameaça para Cannan e seus habitates.

Em Gestalt, controlamos Aletheia, uma forte mercenária que acaba se deparando com coisas suspeita em Canaan. No desenrolar da história, enquanto nos aventuramos nas profundezas e interiores da cidade, vamos descobrindo junto da protagonista o que os governantes estão fazendo por de baixo dos panos e qual papel Aletheia pode ter em meio a todo esse caos.

Apesar de apresentar ideias legais, Gestalt não investe muito tempo desenvolvendo e dando profundidade em questões narrativas, isso resulta em personagens sem carisma e diálogos pouco impactantes. A campanha dura algo em torno de 9 horas e, infelizmente, entrega um final inconclusivo que deixa um cliffhanger para uma continuação.

Gameplay

É aqui que o jogo brilha, o combate de Gestalt é bem agradável e entrega um bom senso de progressão durante a jogatina. Aletheia tem uma espada e uma pistola que recebe munição quando uma certa quantia de dano é infligida em inimigos, ela é usada principalmente para resolver puzzles, pegar coletáveis e facilitar confrontos contra inimigos mais complexos. A progressão do jogo se baseia em um sistema de níveis associado com uma árvore de habilidades, disponibilizando melhorias de atributos e alguns modificadores de ataques.

Sobre a exploração, o mapa de Gestalt não é muito grande e a campanha tende a te direcionar para o caminho certo, dando um senso de linearidade para o jogo. Como metroidvania, Gestalt peca um pouco no quisito de backtracking, mas em compensação as salas do jogo tendem a ser densas, com vários secrets e desafios de plataforma opcionais que demandam alguma habilidade específica de Aletheia. Os gráficos ajudam muito quando o assunto é engajar o jogador durante a exploração, os cenários são em sua maioria lindos e muito bem detalhados, entrar em uma área nova tende a ser uma surpresa muito agradável por conta do aspecto visual.

Enquanto o combate contra inimigos convencionais tende a ser divertido e desafiador na medida certa, eu senti um problema muito grande em relação aos chefes do jogo. Os chefes de Gestalt em sua maioria tem um design básico e esquecível (tanto a luta quanto o personagem em si) , apenas na reta final encontramos inimigos que aparentam ser um desafio interessante. Outro problema fica em relação ao balanceamento, a dificuldade dos inimigos não escala com o nível do personagem, então a chance de você chegar em um chefe e obliterar ele em menos de 30 segundos, mas aparentemente essa questão será resolvida antes do lançamento.

Conclusão

Infelizmente, para mim, Gestalt deixa a desejar em vários aspectos, mas isso não faz com que ele deixe de ser um jogo consistente e gostoso de se jogar. Para os amantes de metroidvania, arrisco dizer que o jogo não vai agradar muito, mas olhando por outros olhos, ele é uma ótima porta de entrada para quem não está familiarizado com o gênero.

O fato do jogo não entregar uma conclusão no final me decepcionou bastante, foram vários adiamentos e anos de espera para finalmente jogar Gestalt e ainda sim, o jogo acaba em seu climax, não concluindo nenhum dos problemas apresentados na narrativa. Mesmo não sendo o grandioso metroidvania que eu tanto esperei, não é como se o jogo tivesse me frustrado, amei cada secundo de Gestalt: Steam & Cinder graças a arte e pacing dele.

A cópia deste jogo foi cedida gratuitamente. Gestalt: Steam & Cinder está disponível no PC via Steam.

A desenvolvedora tem interesse em lançar o jogo para PS e Xbox, após lançamento também no Nintendo.


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