Página Inicial Análises Análise de RKGK / Rakugaki: o Crash Bandicoot com grafite

Análise de RKGK / Rakugaki: o Crash Bandicoot com grafite

por Leandro Gomes Zavan
5 minuto(s) de leitura
A+A-
Reset

Sobre RKGK / Rakugaki

Rakugaki, ou apenas RKGK, é um jogo single player de plataforma 3D frenético e com temática futurista/cyberpunk. Em RKGK, acompanhamos uma rebelde chamada Valah em sua missão para salvar a cidade Cap City das mãos da opressora empresa B corp.

Logo, para acabar com a tirania da B corp, Valah usa suas habilidades de grafite para pintar os telões da cidade, assim diminuindo a influência da corporação na mente das pessoas – no sentido literal da coisa, a B corp fez lavagem cerebral nos habitantes de Cap City.

De primeira mão, o que mais chama a atenção em Rakugaki é sua direção de arte, o jogo é bem colorido e estilizado, valorizando muito o fato da protagonista ser uma grafiteira, permitindo até que você pinte partes do cenário. Por isso, o jogo trabalha muito bem com o contraste de cores, mesmo sendo colorido, é muito fácil distinguir os “pontos de interesse” em relação ao resto do cenário.

Sobre os cenários, no geral eles são bem básicos e algumas fases nem chegam a ter um cenário propriamente dito, já que com frequência elas seguem um padrão acinzentado com forte contraste em elementos luminosos e nos rastros de grafite deixado por Valah, o que resulta em uma estética legal ao custo de fases nem um pouco memoráveis.

Gameplay

Sobre a gameplay de RKGK, como o título diz, ele lembra bastante os primeiros jogos da franquia Crash. Você corre, bate, quebra caixas, faz seguimentos de plataforma e vez ou outra passa por algum combate. O jogo conta com um sistema de estilo, enquanto você estiver em movimento cumprindo objetivos na fase, uma barra será preenchida e Valah ficará mais rápida, e levar dano faz você perder todos os buffs até que a barra seja completada novamente.

RKGK / Rakugaki tem uma série de desafios secundários em cada fase, sendo eles encontrar todos coletáveis, fazer um ranking alto e terminar a fase dentro de um limite de tempo. Esses desafios acabam enriquecendo bastante a rejogabilidade (principalmente por conta dos desafios de tempo), o que acaba compensando um pouco o fato da sua campanha ser extremamente curta. Contudo, caso você não ligue muito para coletáveis e desafios de speedrun, no fim do dia você vai ter apenas um jogo que dura pouco mais de duas horas.

História

Infelizmente é um ponto bem fraco do jogo, a campanha de Rakugaki serve apenas como um contexto e justificativa para os cenários do jogo e para as motivações da protagonista. A escrita não tem comprometimento algum em ser algo além disso. É um jogo de plataforma, então isso não acaba pesando muito, já que o foco é entregar uma gameplay divertida e dinâmica, mas ainda sim, senti que a temática do jogo foi mal aproveitada.

A história é contada através de algumas animações que aparecem quando finalizamos um capítulo e por alguns diálogos em uma pegada de visual novel. As animações são lindas e a dublagem é ok, mas as partes em visual novel são fracas, boa parte dos diálogos são super superficiais e tentam forçar um alívio cômico bem bobinho.

Particularmente, eu gostei bastante da protagonista, adoro a dinâmica de jovem rebelde e sonhador, mas tanto ela quanto todo o resto da narrativa não tiveram o merecido cuidado.

Conclusão

Rakugaki é divertido, mas tirando a arte do jogo, ele não é um grande destaque se comparado a outros jogos de plataforma 3D. O jogo é muito curto e tem uma história que deixa a desejar, os desafios extras são divertidos e desafiadores, mas não acho que isso compense a duração, uma vez que apenas uma pequena parcela dos jogadores tirará proveito disso.

A cópia deste jogo foi cedida gratuitamente. Rakugaki está disponível atualmente para PC via Steam.

Acesse o site oficial do jogo para mais informações.

Caso tenha interesse, gravamos a gameplay da campanha. Confira abaixo.


Gostou do que leu? Acompanhe a gente nas redes sociais!

Siga Magnaway onde achar melhor: estamos no , , e na .

Usamos cookies para aprimorar sua experiência, como permitir veiculação de anúncios e manter preferências. Aceitar Conferir Política de Privacidade de Magnaway