Página Inicial Análises Análise de DREDGE: quando as histórias de pescador viram realidade!

Análise de DREDGE: quando as histórias de pescador viram realidade!

por Leandro Gomes Zavan
6 minuto(s) de leitura
A+A-
Reset

Dredge é um jogo de pesca com forte influência em horror cósmico. Nele controlamos um barco e podemos navegar por diferentes ilhas e portos, onde podemos encontrar diferentes espécies de peixes e se tivermos sorte (ou azar) até encontrar anomalias. Sua narrativa é contada através dos moradores das ilhas, eles geralmente falam a respeito de lendas da região, o passado e afins, entregando aos poucos as peças deste misterioso e intrigante “quebra-cabeça”.

Gameplay de Dredge

O loop de gameplay de Dredge é simples e viciante, nós pescamos, administramos tempo e itens, ao mesmo tempo que planejamos como chegar em certo local, quais paradas fazer e que itens levar para evitar grandes riscos e pescar o peixe desejado.

Sobre a pesca, em Dredge existem pontos de destaque no mar onde encontramos cardumes, a espécie presente nesse cardume pode ser identificada através do binóculo ou pelo vulto do peixe. Alguns peixes aparecem em locais e horários específicos, obrigando o jogador a sair da zona de conforto para terminar certas missões. Também podemos pescar peças quando encontramos destroços de algum barco, essas peças são usadas para fazer melhorias no barco e suas respectivas ferramentas de pesca.

Como Dredge é um jogo de terror cósmico, precisamos falar sobre a questão da sanidade. Alguns peixes só aparecem durante a noite, mas pescar durante este período faz com que você fique gradativamente louco, tornando-o mais vulnerável a monstros marinhos e coisas do tipo. O jogo trabalha muito bem essa dinâmica, as vezes você precisa ir para alguma ilha distante na qual você desconhece a localização do porto, você inevitavelmente chegará lá “tarde demais” e terá de lidar com os horrores noturnos até encontrar um local seguro para descansar, esses momentos são desesperadores.

Outro ponto importante sobre a gameplay de Dredge é a administração de tempo. Navegar e pescar fazem o tempo avançar, então você deve escolher bem o que fazer caso queira evitar os monstros da noite, sem contar que o passar do tempo apodrece seus peixes, tornando-os menos valiosos e em casos extremos, inutilizáveis.

Campanha e progressão de Dredge

O jogo base tem dois finais, para fazer o final “bom” você precisa prestar atenção em certos diálogos na reta final do jogo e seguir as instruções de certos NPCs para evitar os eventos do outro final. O jogo salva na reta final, então não é necessário um save novo para fazer os dois finais.

A história de Dredge é bem simples, você é um pescador endividado querendo vencer na vida, infelizmente o mar da região não é um lugar nem um pouco convidativo, mas isso é apenas um pequeno obstáculo a ser enfrentado. A região tem um péssimo histórico de acidentes envolvendo pescadores e afins. Eventualmente conseguimos contato com um homem misterioso que mora em uma ilha isolada, ele nos dá a missão de encontrar uma série de artefatos para ele em troca de habilidades poderosas e misteriosas que apenas ele pode conceder.

Após iniciar a busca pelos artefatos, você é livre para busca-los na ordem que bem entender, apesar de ter uma ordem ideal para se fazer, Dredge não chega a te impedir de ir para ilha X antes da ilha Y. Durante a exploração, encontramos criaturas estranhas e algumas pessoas que podem ou não ter informações relevantes para nós sobre os artefatos e os perigos da região. Cada ilha tem peixes e inimigos exclusivos da área, demandando que você cumpra algumas missões para lidar com o desafio da ilha e encontrar o artefato do local.

Conclusão

Dredge está disponível para Nintendo SwitchXbox One e Xbox Series X|SPS4 e PS5 e PC, por meio do GOG ou Steam.

Compre na Nuuvem com desconto

Sendo parceiros da Nuuvem, você pode comprar DREDGE ou gift cards da sua plataforma na Nuuvem e parcelar em até 4x sem juros. Acesse os links da Nuuvem para saber mais.


Gostou do que leu? Acompanhe a gente nas redes sociais!

Siga Magnaway onde achar melhor: estamos no , , e na .

Usamos cookies para aprimorar sua experiência, como permitir veiculação de anúncios e manter preferências. Aceitar Conferir Política de Privacidade de Magnaway