Página Inicial Análises Análise de SAND LAND: uma clássica aventura de Akira Toriyama

Análise de SAND LAND: uma clássica aventura de Akira Toriyama

por Diogo José Coelho
12 minuto(s) de leitura
A+A-
Reset

Originado do mangá de mesmo nome, SAND LAND é mais uma aventura cativante do mestre Akira Toriyama que precocemente nos deixou, desta vez adaptado para jogo pela Bandai, nos foi concebido um grande jogo em que consegue representar o legado de Toriyama para o mundo.

Contexto

SAND LAND é o puro suco das obras de Toriyama, um grupo diversificado em grandes aventuras leves e descontraídas com uma grande mensagem por trás e uma boa interação entre eles, introduzindo seu grande humor de sempre.

Não parando somente no ponto passado, o jogo traz uma quantidade generosa de veículos para combate em que podemos personalizar, Toriyama adorava fazer veículos, e aqui, espero que ele possa ter tido um dos seus prazeres ao fazer tantos designs icônicos e únicos, visto que no mangá apenas tivemos o tanque que é o primeiro veículo do jogo.

Além de que ele carrega bastante das ideias que foram usadas em outras obras do Akira, como a tecnologia das cápsulas que fazem com que possam armazenar coisas grandes no bolso, carros voadores, e residências que lembram bastante a arquitetura dos namekuseijins de Dragon Ball Z.

História de SAND LAND

SAND LAND adapta o mangá de forma fiel, porém fazendo mudanças sutis como a inserção da nova personagem Ann, visivelmente inspirada na bulma de Dragon Ball, onde ela age como uma mecânica que nos auxilia com os nossos veículos de combate após ser salva do temível exército real.

Não darei spoilers pra que as pessoas absorvam essa história por si próprios, apenas darei um breve contexto, em que na primeira parte, é total uma adaptação do mangá, representando uma aventura leve e descontraída e após isso, somos apresentados a Forest Land que tem um plot mais maduro e sério.

Particularmente gostei bastante da primeira parte, a segunda de início não fisga tanto, porém quando começa a se desenvolver atinge um patamar tão bom quanto a da primeira metade, fazendo com que o player só pare quando terminar de ver tudo.

Gameplay

SAND LAND nos apresenta uma gameplay bem trabalhada no quesito veículo, porém, parece ter faltado esmero ao criar a gameplay com o belzebu que é o protagonista da história, ele tem poucos combos, apesar de ter algumas habilidades, dificilmente você estará usando-o, pois os veículos quase sempre oferecerão uma opção de combate melhor, o que tanto é bom, pelo jogo te fornecer mais de uma opção para resolver problemas.

Porém tirou bastante do foco do belzebub e transferiu para os veículos, mas em alguns pontos do jogo ao controlar o Belzebub, a câmera vai para o lado fazendo com que o jogo fique um platformer “2d” que torna algumas partes bem mais divertidas e diferenciadas na exploração.

Os veículos sempre usarão armas primárias e secundárias, além de poder modificar com Chips que acrescentam um Plus nas máquinas, quanto motores novos e etc, com sistema de qualidade e até de aprimoramento.

Também há uma árvore de skills que permite que você aprimore o belzebub e dê habilidades para os seus companheiros, Rao por exemplo pode entrar em um tanque durante o combate para te ajudar, Thief pode dar bombas e melhorar o seu drop de itens, e a Ann disponibiliza vários upgrades temporários para os veículos

Porém nem tudo são flores, no sistema de progressão que mora mais um dos problemas do jogo, em certos momentos você continua progredindo constantemente nas lutas, porém em certos momentos é necessário que você tenha modificado os seus veículos corretamente para não passar sufoco, então é importante lembrar de constantemente ir evoluindo tanto os personagens quanto as máquinas para que não haja alguma frustração em alguns momentos específicos.

O problema mesmo não é ter que melhorar seus itens e sim a maneira simplória que o jogo trata, tentando dar mais um aprofundamento, porém acredito que o jogo seria bem melhor sem essa inserção de elementos RPG, pois essa é a única crítica que tenho a obra.

Trilha sonora

A trilha sonora de SAND LAND é uma obra-prima dinâmica que alterna perfeitamente entre momentos de tensão e momentos de contemplação, destacando as paisagens desérticas e montanhosas do jogo. Esta composição musical não só aumenta a imersão do jogador de maneira sutil, mas também enriquece a experiência de exploração em SAND LAND.

Cada nota e melodia são cuidadosamente projetadas para se harmonizar com os elementos visuais, criando uma atmosfera envolvente que transporta o jogador para um mundo de aventuras e descobertas. Com uma trilha sonora que se adapta ao ritmo do jogo, SAND LAND oferece uma experiência auditiva e visual inesquecível, que mantém os jogadores conectados e engajados a cada passo de sua jornada.

Visual

SAND LAND, como já citado anteriormente, é uma adaptação de mangá do mesmo nome, no qual possui uma direção de arte extremamente característica do Akira Toriyama, com isso é capaz de você olhar para um personagem e já saber perfeitamente de onde ele é, animais, veículos, tudo, chega a brilhar os olhos, o cell shading é muito bom, adicionando as mesmas rasuras do mangá que dão ainda mais personalidade para os designs.

O jogo usa a famigerada Unreal 5, adicionando vários efeitos de partículas que combinam perfeitamente com a proposta do jogo, vários usuários reclamam que a engine tem problemas, porém não presenciei nenhum frame drop que chegasse a atrapalhar a gameplay e ainda fui capaz de rodar com uma alta taxa de frames, mas presenciei algumas texturas em baixa resolução em momentos específicos, como se não tivessem sido carregadas adequadamente.

Conclusão

Uma experiência que recomendo fortemente, porém recomendo que espere uma promoção para adquiri-lo. SAND LAND também está disponível para a venda na Nuuvem.

SAND LAND está disponível para Xbox Series X|S, PS4 e PS5 e PC, por meio da Steam.

A chave do jogo foi cedida pela BANDAI para a criação desta análise.


Acompanhe Magnaway nas redes sociais

Quer ficar por dentro das últimas novidades, além de nos mostrar apoio? Siga Magnaway onde achar melhor: estamos no , , e na !

Usamos cookies para aprimorar sua experiência, como permitir veiculação de anúncios e manter preferências. Aceitar Conferir Política de Privacidade de Magnaway