Extremamente divertido e possuidor de um mundo aberto extraordinário, em que até os mínimos detalhes foram pensados, Grand Theft Auto V é certamente um marco na indústria dos jogos e uma massagem na alma dos jogadores que o aguardaram por tanto tempo. A franquia é certamente uma das que possuem os títulos mais esperados de todos e a Rockstar nunca decepciona, nos entregando uma campanha adulta e bem polida, além do extenso modo online.
Muitas das expectativas que antecedem cada lançamento são a respeito da cidade e seu tamanho, neste caso, ainda mais agravadas por se tratar de Los Santos, a famosa cidade de GTA San Andreas. Porém, em GTA V, só a fidelidade para com Los Angeles, a cidade na qual foi inspirada, já seria capaz de impressionar, mas o jogo não parou por aí, pois a Rockstar fez de tudo para convencer os jogadores de que a cidade está realmente viva.
Pelas ruas encontramos pessoas de todos os tipos, e basta uma pequena caminhada a pé para perceber que as pessoas estão conversando sobre os mais diversos assuntos, e por vezes até encontrar alguém precisando de ajuda, o que pode lhe render uma missão extra.
O trânsito de GTA V também é bem convincente, com alterações nos horários de maior circulação e até mesmo pedestres que reclamam caso você pare na faixa. A quantidade de veículos nas ruas é perfeita e a variedade deles é bem extensa. Como de costume, áreas mais nobres mantém um alto nível de carros de luxo, ao passo que as zonas mais modestas são cheias de carros mais velhos.
Em relação ao tamanho do mapa, em GTA V claramente as coisas são maiores que em San Andreas, mas, ainda assim, fica a impressão de que no jogo antigo as coisas eram melhor aproveitadas, pois, apesar de menor, a interligação que havia entre as três cidades criava um aspecto de novo a cada nova cidade, sendo que agora temos muita área rural pouco aproveitada.
O legal é que em alguns momentos é possível até mesmo reconhecer locais que fizeram parte da velha Los Santos, como a Groove Street, área inicial do San Andreas e onde residia o protagonista CJ.
A trama de GTA V se inicia com um roubo mal sucedido, em que Michael é pego pelos federais e faz uma delação premiada, entregando seus parceiros de crime para se safar de todas as acusações. Daí então ele passa a viver uma boa vida, se casa, tem filhos e tenta tocar os negócios honestamente.
Tudo vai bem até que sua esposa começa a ter um caso com o professor de tênis, e então Michael perde a noção e o persegue até uma mansão, destruindo-a num ataque de ciúmes. Porém a mansão não era do professor, e sim da esposa de um ricaço traficante, que comandava o crime na região, que ameaça matar Michael e sua família, caso ele não pague o prejuízo.
Prensado contra a parede, Michael não vê outra opção senão voltar ao mundo do crime, pois do contrário nunca seria capaz de juntar a grana necessária para pagar o traficante, voltando a realizar golpes como nos velhos tempos, na companhia de seu novo parceiro Franklin.
Porém, o modus operandi do crime chama a atenção de Trevor, um dos seus antigos parceiros que vive em uma vida de merda no meio do deserto desde que fracassaram o roubo há alguns anos. Ele começa a suspeitar que Michael está de volta e resolve caçá-lo, e é aí que a treta está armada.
O grande detalhe é que tanto Michael quanto Trevor e o Franklin são personagens principais jogáveis, sendo justamente esta uma das maiores mudanças em GTA V, vez que possibilita contar a história de três ângulos distintos, com personagens extremamente diferentes.
Cada um deles possui a própria história de vida e objetivos, bem como suas próprias missões, em que todos podem estar envolvidos ou não, sendo possível até mesmo alternar entre eles nas missões, dando ao jogo grande versatilidade.
A implementação das habilidades especiais dos personagens em GTA V também foi uma adição muito bem vinda, que cria particularidades na jogabilidade de cada um. Michael é perito em armas, o que lhe permite atirar em câmera lenta, Franklin é um excelente motorista e pode desviar de qualquer obstáculo. Já Trevor é um psicopata com resistência insana, capaz de entrar em modo sanguinário e arrasar vários inimigos juntos.
Algo interessante em GTA V é a possibilidade de jogar na perspectiva de primeira pessoa. Para isso foram refeitos alguns detalhes, como por exemplo, o interior dos carros, de forma a oferecer uma experiência mais condizente, mas em minha opinião, muda um pouco a identidade do jogo, já que estamos acostumados ao GTA de terceira pessoa. De qualquer forma, é bom que tenham criado essa funcionalidade.
As missões de GTA V seguem o mesmo padrão dos anteriores, incluindo várias correntes de missões principais, intercaladas com uma ou outra missão fora da trama, que podem ser encontradas nos mais variados locais, até mesmo com os próprios transeuntes. A variedade delas é muito grande, mas as mais impressionantes são com certeza dos grandes golpes.
Este tipo de missão em GTA V inclui sua própria corrente de secundárias que funcionam como preparação na qual é possível contratar comparsas para te ajudar, escolher a forma de abordagem e até mesmo os métodos de fuga. Existem alguns golpes que são feitos mesmo durante a campanha, mas outros são exclusivos do modo online, sendo possível executá-los com comparsas reais.
GTA V não é um jogo difícil, e em praticamente nenhuma missão você terá a necessitade de repetir. Caso você falhe por algum motivo, ainda foram mantidos os saves automaticos que vão sendo feitos aleatoriamente no meio das missões, tal qual implementado nas expansões do GTA IV, de forma que você não precisará refazer a missão inteira.
Outra mudança muito bem vinda em GTA V é a mudança na dinâmica dos veículos, que em títulos anteriores eram quase descartáveis, já que como eles se quebravam muito facilmente, você não pegava amor a carro nenhum, trocando de veículo sempre que avistasse um melhor na rua.
Agora, os carros suportam muito mais danos, e foi adicionado um sistema de personalização, sem contar que sempre que você voltar pra casa, seus veículos adquiridos honestamente estarão lá, incentivando você a construir patrimônio.
Como não poderia deixar de ser, visualmente o jogo também manda muito bem, com direito a ótimas texturas e bons efeitos de iluminação, mudanças climáticas e até os NPCs com feições bem definidas e diversos modelos de personagem. Se você pegar um helicóptero e subir ao ponto mais alto, tudo que a sua vista alcançar realmente existe, e já estará renderizado, sem aquela coisa que ir se movendo e ver o horizonte surgir do nada. Realmente muito bom.
O modo online também é grandioso, e permite ao jogador a exploração livre de toda a cidade. Ao criar um personagem, você deverá juntar dinheiro para comprar seus carros, roupa e casas, participando de uma série de tarefas já previamente criadas como missões e corridas, ou ainda realizar as atividades propostas pela própria comunidade, mas a presença de hackers e das famigeradas microtransações podem incomodar um pouco.
Claro que GTA V também tem bugs chatos que cismam em aparecer de vez em quando. Enquanto eu jogava, um dos mais chatos que me ocorreu foi o bug que impede o jogador de iniciar determinadas missões, aparecendo a mensagem de que o horário do dia está impróprio, muito embora não estivesse.
Após muitas tentativas, descobri que para conseguir iniciar missões com este erro basta chegar ao local de táxi que o problema será resolvido. É o tipo de bug chato que atrapalha a jogatina, mas era de se esperar que em um jogo destas proporções venha a apresentar alguma coisa assim.
GTA V está atualmente disponível para Xbox 360, Xbox One, Xbox Series X|S, PlayStation 3, PlayStation 4, PlayStation 5 e PC. Lembrando que as versões de Xbox 360 e PlayStation 3 são antigas e não recebem atualizações para modo online e mais.
Acompanhe Magnaway nas redes sociais
Quer ficar por dentro das últimas novidades, além de nos mostrar apoio? Siga Magnaway onde achar melhor: estamos no Google Notícias, Twitter, Facebook e na Steam!