Página Inicial Análises The Surge: desmembre inimigos para roubar suas armas e desvende um misterioso surto

The Surge: desmembre inimigos para roubar suas armas e desvende um misterioso surto

por Mr. Thighs
Publicado em Atualizado em 9 minuto(s) de leitura
A+A-
Reset

The Surge é um jogo de ação em terceira pessoa, com foco em combates com armas brancas num mundo drasticamente alterado por uma catástrofe climática, e uma estória misteriosa guiando os passos do jogador. Aqui vão meus dois centavos sobre este ótimo jogo.

Visão Geral

The Surge é sobre combate tático corpo-a-corpo, exploração e busca por recursos em um cenário pós-apocalíptico distópico, onde mudanças climáticas alteraram completamente as paisagens da terra, num sistema de jogo por muitos considerado herdeiro da mecânica Souls, onde o jogador assume o papel do protagonista Warren, um empregado em seu primeiro dia de trabalho na CREO, uma empresa criada com o único propósito de superar a crise climática responsável pela ambientação do jogo, e que dá o embasamento para toda a estória do game. O Surto causa uma pane geral, e é aqui que a jornada do jogador começa.

Gameplay/Mecânica

Após acordar do surto, o protagonista vê que seu corpo foi permanentemente integrado a um chassis biônico, i.e. exo-esqueleto, que amplifica sua a força e mobiliade, e possibilita a sua sobrevivência diante dos eventos que virão, e é em torno deste exoesqueleto que toda lógica do jogo gira. Graças ao exoesqueleto, o jogador é capaz de empunhar diversos tipos de armas, e lutar de vários modos diferentes, e também equipar diversos tipos de armaduras diferentes.

The Surge

Para sobreviver, o jogador deve estar preparado para enfrentar seus colegas que infelizmente não sobreviveram ao surto, ou escaparam vivos, mas tiveram toda a sua sanidade apagada por ele, e para isso o jogador utilizará o complexo sistema de combate disponível no jogo. O jogador pode utilizar basicamente dois tipos de ataques diferentes, horizontal e vertical, que podem ser combinados em combos para criar ataques acrobáticos e devastadores. Também há uma vasta gama de movimentos táticos, como esquiva, bloqueio e travar em inimigos específicos, para ajudar o jogador no fluxo das lutas. Enquanto luta, o jogador deve constantemente administrar os níveis de stamina, o fôlego pra golpear e executar movimentos de esquiva e bloqueio, e também a energia de ataque, usada para progressivamente aumentar o dano causado e possibilitar a remoção das partes do corpo dos inimigos.

The Surge

Durante o combate, o jogador pode escolher que partes do corpo dos inimigos quer atacar, permitindo que o dano seja cirurgicamente causado a partes do corpo sem armadura, ou danificá-las o suficiente para cortá-las e poder utilizar as peças de armadura e/ou armas nelas equipadas, então é possível, antes de cada combate, planejar a melhor maneira possível de derrotar os inimigos dependendo das armas e armaduras utilizadas. Por exemplo: remover a cabeça do inimigo lhe dará acesso ao seu capacete, e cortar o braço que empunha a arma lhe dará acesso a esta arma.

The Surge

A variedade de armas não é tão grande, mas suficiente para evitar que os combates se tornem repetitivos. Há cinco categorias, cada uma oferecendo um estilo de combate, e sets de movimentos diferentes: 

  • Twin-rigged, armas ao estilo Wolverine, fixas a ambas as mãos do usuário, e que possibilitam os ataques mais velozes;
  • Single-rigged, armas pesadas, fixas a um só braço, com ataques lentos, mas poderosos;
  • One-handed, no formato tradicional de espadas, empunhadas por uma mão, com ataques de dano e velocidade médios;
  • Staff, no formato bastão, empunhadas pelas duas mãos, com ataques de dano e velocidade médios;
  • Heavy-duty, armas grandes, lentas e pesadas, empunhadas por dois braços, que oferecem os ataques mais poderosos;

Cada categoria pode ser desenvolvida à medida que o jogador utiliza as armas pertencentes a elas, então o jogador pode se especializar em tipos específicos de armas, e ver esse progresso ser recompensado através de bônus nos stats de suas armas favoritas.

Também estão disponíveis diversos sets de armaduras, cada um com um determinado bônus nos stats do jogador quando completamente equipados, e todas as peças dos sets podem ser combinadas de maneira independente, permitindo que o jogador crie seu próprios sets.

Ao derrotar inimigos, o jogador é recompensado com tech scrap, a principal moeda e material para fabricação do jogo. Com ela, o jogador pode comprar upgrades para seu exoesqueleto, fabricar (com blueprints encontrados pelo jogo, ou obtidos de inimigos) e melhorar armas e peças de armaduras, e também aumentar a energia do chassis, chamado pelo jogo de Core Power, que é sistema de níveis do jogo e possibilita a instalação de implantes, que maximizam e melhoram as habilidades do jogador. Não há, portanto sistema de skills ou perks, o jogador pode remover e acrescentar implantes no momento em que desejar.

The Surge

O jogador também deve estar preparado para morrer, e com frequência: inimigos vão desde os mais fracos até os chefes fortes e que derrubarão o jogador com um ou dois golpes, então não espere vencer todas as lutas que resolver encarar. Lutar de maneira tática, calculando cada ataque, prevendo e observando os movimentos inimigos é essencial para sobreviver. Vencer diversas lutas em seguida recompensará o jogador com tech scrap, e um multiplicador que é aplicado diretamente sobre a quantidade de tech scrap ganha, então quanto mais inimigos derrotados sem salvar o progresso mais tech scrap é recebido. Quando o jogador morre, perderá o tech scrap acumulado, mas ele ficará lá para que o jogador volte até o local da morte e o recupere, dentro de dado limite de tempo.

The Surge

O jogo é dito como sendo de mundo aberto, e realmente é, mas o design dos mapas não é exatamente convidativo à exploração minuciosa do cenário, e como o jogador está limitado a se deslocar somente a pé, sem poder escalar ou saltar (há uma mecânica de salto disponível, mas é apenas utilizada em situações muito raras e específicas), o jogador é quase sempre forçado por caminhos lineares. Ainda assim, exploração é uma das maiores qualidades do game, e recompensará o jogador com items, implantes e colecionáveis únicos.

Para ajudar a extender o tempo de jogo, também está disponível a mecânica New Game+, que se torna disponível no momento em que o jogo é completado pela primeira vez, e possibilita que a campanha seja refeita do zero inúmeras vezes, com inimigos e itens progressivamente mais poderosos.

História/Enredo

Temáticas pós-apocalípticas tem sido excessivamente usadas ultimamente, mas no caso de The Surge ela foi muito bem aproveitada, e ajuda a compor o backbone da estória e a justificar todos os eventos que acontecem. Enredo bem interessante, misterioso e cativante.

Gráficos/Sons/Música

A experiência audio-visual de The Surge é bastante distinta. Cenários são bem construídos, e a devida atenção foi dada a cada detalhe, garantindo a imersão necessária.

Bugs

Praticamente inexistentes, em minhas quase 80 horas de jogo não notei nenhum.

Performance

Muito boa. O jogo é bastante otimizado. Rodou muito bem em minha rig mobile nas configurações máximas.

DLCs

Há diversos pacotes de DLC disponíveis atualmente:

  • Cutting Edge Pack, um pacote gratuito contendo novas armaduras e armas;
  • Fire & Ice Weapon Pack, um pacote gratuito com 10 novas armas com os temas fogo e gelo;
  • CREO Special Employee Kit, que foi oferecido como bônus de pré-venda, e contém alguns bônus para o jogador no início da campanha;
  • A Walk in the Park, uma expansão que inclui uma nova história, um novo local, e diversas novas armas e armaduras;
  • The Good, the Bad and the Augmented, uma expansão que adiciona desafios que o jogador pode cumprir para receber novas armas, implantes e armaduras.

Gostou do que leu? Acompanhe a gente nas redes sociais!

Siga Magnaway onde achar melhor: estamos no , , e na .

Usamos cookies para aprimorar sua experiência, como permitir veiculação de anúncios e manter preferências. Aceitar Conferir Política de Privacidade de Magnaway