Página Inicial Análises Análise de Dave The Diver: supreendente e viciante

Análise de Dave The Diver: supreendente e viciante

por Fábio Cipriano
Publicado em Atualizado em 3 min de leitura

Uma das surpresas de 2023, Dave The Diver, é uma obra divertida e recheada de conteúdo. O bom humor e a temática do game tornam a experiência bem leve e viciante. É fácil se perder na imensidão do grande Poço Azul e sua fauna aquática.

Olha o Pacu!

Deixe de ser esdrúxulo, leitor pescador. 

Quem nunca ficou viciado em minigames de pesca em jogos que não tinham nada a ver com a pesca? Não sei quantas horas gastei em Breath Of Fire 4 tentando pescar o maior peixão possível.

Para aqueles que se divertem com esses minigames, Dave The Diver é mais do que um prato cheio. É um banquete completo. Aqui acompanhamos Dave, um mergulhador de bem com a vida que foi contactado por um velho amigo com a promessa de novas aventuras. Armado apenas com sua curiosidade, Dave atende ao chamado do amigo e embarca em sua nova odisseia.

Dave The Diver - Bebida

Olha a Cachorra!

Que cachorra o que!? Tem cachorra aqui não!

O Poço Azul de Dave The Diver é o cenário fantástico em que a maior parte da sua jogabilidade residirá. De acordo com a premissa, o Poço Azul é um lugar onde se encontram todas as espécies de peixe do mundo. O sonho de qualquer mergulhador, não é?

Dave, que estranhamente se assemelha ao comediante Gabriel Iglesias, é o responsável por explorar o vasto Poço Azul em busca de peixes exóticos e para desvendar alguns mistérios a pedido de alguns NPCs.

Dave The Diver - Peixe

Não sei pescar não, não entendo sobre pegar na…

CALMA! Calma, leitor danadinho. Aqui é só no Arpão! 

O Poço Azul tem uma peculiaridade: ele muda toda vez que Dave mergulha. Dessa forma, sempre haverá tesouros e até peixes diferentes quando o jogador realizar um mergulho. Isso ajuda a manter o jogo fresco até certo ponto, mas, infelizmente, não o faz de maneira tão eficaz.

Mesmo com essa diferença no layout do cenário e nos itens, em algum momento o jogo começa a ficar excessivamente repetitivo, principalmente quando há algum tipo de evento ou uma missão específica de algum NPC, porque quando há algo específico a ser buscado, o layout do cenário não muda. Para pessoas como eu, que gostam de focar em side quests ou em juntar dinheiro para melhorar o equipamento, haverá momentos em que o cenário será o mesmo por vários mergulhos.

Dave The Diver - Saco

Fale mais de Dave The Diver enquanto eu procuro a melhor isca para pescar umas tilápias.

Eita, calma lá pescador prematuro. 

Não cheguei a jogar o jogo em sua totalidade, mas posso afirmar que uma das maiores qualidades do título é o seu humor leve e os personagens cativantes. Algumas cutscenes são fantásticas e proporcionam uma leveza muito grande à trama; é muito fácil se pegar dando risada de alguma cena.

A arte de Dave The Diver também é bastante atraente e ajuda a transmitir essa sensação de relaxamento. Ao juntar tudo isso com referências e piadinhas o tempo todo, é fácil se sentir atraído pelo jogo e se deixar envolver pelos personagens e suas histórias.

Dave The Diver Otaku

E cadê a traíra?

Tô aqui, danado!

Creio que a parte mais fraca em Dave The Diver seja a sua jogabilidade. Tanto no controle do personagem como na travessia do cenário, existem várias falhas que frustram o jogador e podem resultar em falhas durante os mergulhos.

Quando Dave é atingido, a animação mantém o jogador preso no lugar, dando chance para o inimigo se posicionar e, muitas vezes, acertar o jogador novamente, repetindo o ciclo. Para piorar essa situação, alguns inimigos causam uma grande quantidade de dano só por encostar em Dave, o que agrava o problema da animação descrita anteriormente. Em muitas situações, mais da metade de sua vida desaparecerá pelo simples fato de não conseguir controlar seu personagem a tempo.

Durante a noite em Dave The Diver, quando Dave ajuda no Sushi Bar, a jogabilidade é extremamente simples, com a única diferença sendo a quantidade de clientes. Aqui, outro problema é evidenciado, além de tornar tudo muito repetitivo, nosso querido Dave não melhora em nenhum aspecto de seus atributos. Enquanto a quantidade de clientes aumenta, você contará com os seus ajudantes, que podem ser contratados para auxiliar na cozinha ou no atendimento.

Esses ajudantes têm seus atributos melhorados e se tornam muito eficientes no atendimento e na produção de pratos. Enquanto isso, nosso querido Dave, que só pode atender, não melhora em nenhum aspecto. Isso faz com que em diversas situações, ao tentar atender um cliente, seu funcionário chegará antes de Dave, que se move lentamente.

Dessa forma, ao longo do jogo, nossa participação no atendimento diminui consideravelmente, tornando as noites de atendimento monótonas e repetitivas.

Dave The Diver - Casal

Dá pra nadar no jogo?

Não, não! Tu pesca do espaço, com um arpão laser! Azidéia! 

Mesmo não tendo jogado o jogo em sua totalidade, acredito que Dave The Diver seja um ótimo jogo e entregua de forma competente uma experiência leve e relaxante para quem o joga. Sua arte e tom humorístico contrastam de maneira orgânica e proporcionam um tempo de entretenimento proveitoso.

Mesmo com suas falhas, compensa, e muito, dar uma chance ao jogo, que, sem sombra de dúvida, merece um lugarzinho em sua biblioteca. Então, corre lá e pegue seus equipamentos de pesca, e quem sabe a gente se vê no fundo do Poço Azul, já que sou um Sereio.

Dave The Diver - Love

Antes de terminar…

Quero agradecer à desenvolvedora/distribuidora MINTROCKET por ter fornecido a cópia de Dave The Diver para resenha.

DAVE THE DIVER está disponível para Nintendo Switch e PC, plataforma usada na construção dessa review.


Acompanhe Magnaway nas redes sociais

Quer ficar por dentro das últimas novidades, além de nos mostrar apoio? Siga Magnaway onde achar melhor: estamos no , , e na !

Usamos cookies para aprimorar sua experiência, como permitir veiculação de anúncios e manter preferências. Aceitar Conferir Política de Privacidade de Magnaway