Página Inicial Prévias Prévia de Vampire’s veil:

Prévia de Vampire’s veil:

por Leandro Gomes Zavan
5 minuto(s) de leitura
A+A-
Reset

Vampire’s Veil é um metroidvania desenvolvido pela Fairy Cave Studio e publicado pela Nuntius Games. No jogo controlamos Selene, uma vampira cujo objetivo é resgatar e vingar sua família que caiu na armadilha de um grupo de caçadores. A premissa é simples, mas a temática é bem interessante e muito bem aproveitada pela arte do jogo.

A prévia disponibilizada de Vampire’s Veil cobre do prólogo até o primeiro chefe. Vale lembrar que o conteúdo presente neste fragmento do jogo está sujeito a mudanças e boa parte das críticas feitas aqui tem o intuito de servir como feedback para os desenvolvedores.

Screenshot 7


Primeiras impressões

A arte do jogo é muito bonita, os cenários e sprites dos personagens são bem detalhados. É notório que a apresentação do jogo recebeu um cuidado especial, tudo é bem detalhado e agradável aos olhos. As animações são bem fluídas, o que acaba tornando a movimentação e combate mais agradáveis também.

Sobre a gameplay, Selene conta com diversas habilidades que ajudam no combate e locomoção, dentre elas vale citar seu dash que permite atravessar inimigos e projeteis sem tomar dano, pulo duplo e uma habilidade de impulsionar seus saltos usando morcegos que podem ser encontrados no cenário. Os segmentos de plataforma tiram bom proveito de suas habilidades, quase sempre é necessário usar dashs ou impulsos de forma precisa para progredir. Com base no que foi apresentado na demo de Vampire’s Veil, os segmentos de plataforma apresentam um desafio satisfatório, sendo pequenos desafios divertidos que testam suas habilidades sem exigir uma precisão perfeita, evitando possíveis frustrações.

7segundos

Inimigos e chefe

Vampire’s Veil conta com uma diversidade de inimigos razoável, cada um deles tem um comportamento próprio. Os inimigos (desconsiderando o Chefe) possuem apenas um golpe que é repetido em certo intervalo de tempo, sendo fáceis de lidar individualmente, mas apresentando uma grande ameaça em telas com vários inimigos diferentes.

Acabei sentindo falta de variantes de inimigos já conhecidos, como por exemplo um cogumelo(?) espinhoso de outra cor que fosse capaz de rolar rapidamente em sua direção, ou uma camponesa com outro tipo de machado que resultaria em outro padrão de arremesso. Esse tipo de adição acabaria gerando um elemento surpresa, sempre que essa nova variante fosse encontrada pela primeira vez, seriam uma ameaça nova e ao mesmo tempo familiar. Também senti falta de inimigos que fazem bom uso do cenário, boa parte deles são estáticos ou incapazes de descer ou subir plataformas.

Sobre o chefe da demo, vulgo Aurora, achei a luta contra ela ótima. Alguns golpes dela eram meio chatinhos de desviar, mas nada que chegasse a ser injusto, em compensação ela tomava bastante dado e acabava passando a sensação que a luta era de igual para igual. Meu único problema com a luta é que tocar no chefe da dano em Selene, quando Aurora estava voando era muito difícil prever quando ela daria um dash para iniciar outro ataque, fazendo eu perder muita vida simplesmente por estar no caminho, acho que um indicador sonoro ou visual antes desse movimento abrupto seria muito bem-vindo.

Vampire's Veil chefe

Metroidvania coisas

O tutorial do jogo nos da controle de uma versão mais forte de Selene, com boa parte de suas habilidades já desbloqueadas, dando assim um bom gostinho do que conquistaremos ao decorrer da jogatina. Como dito anteriormente, achei que algumas partes do mapa fazem bom uso das habilidades da personagem, mas acredito que tenha espaço para mais mecânicas associadas ao mapa que induzam o backtracking, portas barradas por uma parede ou entulhos que só podem ser quebradas por golpes/magias específicos, áreas estreitas que só podem ser passadas caso Selene vire um morcego (dada a temática acho que cairia muito bem uma mecânica do tipo) e por aí vai. Vampire’s Veil acaba sendo bem amigável em relação as áreas, acredito que algumas armadilhas seriam bem-vindas, isso faria o jogador ficar mais atento e paranoico ao atravessar uma tela nova.

Screenshot 1

Referente as melhorias do personagem em Vampire’s Veil, elas são obtidas exclusivamente através de itens espalhados pelo mapa. O jogo não conta com um sistema de XP, então sua progressão é totalmente atrelada a exploração do jogo, assim poupando de grind desnecessário ou RNGs de drop. O mapa até que te orienta bem para encontrar o caminho “certo”, uma vez que eventualmente as opções vão afunilando por conta das habilidades necessárias para acessar certas plataformas. Apesar de ter telas bonitas, achei que os cenários do castelo exageradamente monocromático, deixando a impressão que todas as telas da área eram iguais.

Veredito sobre a demo de Vampire’s Veil

Vampire’s Veil era um jogo que já estava no meu radar, após jogar a demo acabei me sentindo ainda mais ansioso para jogar a versão completa, o jogo tem MUITO potencial. Mesmo se a versão final não tiver as adições que eu comentei, se o jogo conseguir manter o padrão de qualidade apresentado nessa versão, ele se tornará facilmente um dos meus metroidvania favoritos. Gostei bastante do pontapé inicial da história, até fiquei engajado em ler os documentos de texto na esperança de ter um gostinho a mais do que está por vir.

O único problema “grave” de Vampire’s Veil ao meu ver é a ausência de elementos surpresa, seja através variantes de inimigos ou presença de armadilhas e telas mais singulares. Não acho que a ausência desses pontos afete tanto o jogo, mas seria uma adição que agregaria de mais para o jogo. Mesmo se a abordagem do jogo for algo mais casual, acho que esses elementos, se bem dosados, não vão aumentar significativamente a dificuldade do jogo.

Vampire’s Veil não tem data de lançamento, mas já possui página no Steam e pode ser colocado na lista de desejos. Além disso essa demonstração será disponibilizados para todos a partir do dia 22, fique de olho! Para mais informações referentes ao jogo, clique aqui.

Confira a gameplay completa da demo:

Confira mais análises elaboradas pela equipe do Magnaway.


Acompanhe Magnaway nas redes sociais

Quer ficar por dentro das últimas novidades, além de nos mostrar apoio? Siga Magnaway onde achar melhor: estamos no , , e na !

Usamos cookies para aprimorar sua experiência, como permitir veiculação de anúncios e manter preferências. Aceitar Conferir Política de Privacidade de Magnaway