Página Inicial Prévias Prévia de Gord: conheça a aventura estratégica de fantasia sombria de um jogador

Prévia de Gord: conheça a aventura estratégica de fantasia sombria de um jogador

por Franklin Magno
6 minuto(s) de leitura
A+A-
Reset

Durante esta semana, tive acesso a uma versão prévia de Gord e pude jogá-lo por cerca de 3 horas. A impressão inicial é de excelente jogo, com temática de fantasia sombria num mundo inspirado no folclore eslavo, bem ambientado.

Gord é uma aventura estratégica para um jogador, com gerenciamento e estratégia em tempo real, além de cinemáticas durante o decorrer da campanha. Segundo a desenvolvedora, Gord contará com dez capítulos de campanha. Durante o acesso à prévia, pude jogar três capítulos, que são considerados os principais tutoriais do jogo.

Mas do que se trata Gord? Seguindo o próprio nome do jogo, “Gord” é basicamente um assentamento fortificado eslavo medieval, cercado de paliçadas de madeira para sua proteção. Acontece que, neste jogo, você assume o papel de líder da Tribo do Amanhecer e busca cumprir objetivos de um Rei, durante seus conflitos, que o ordenou a ir às terras proibidas.

Captura de tela de Gord

Por isso, não será nada fácil entrar em uma nova e desconhecida terra repleta de terrores, outras tribos, poderes e monstros misteriosos. É preciso se preparar para explorar cada novo cenário durante o avanço da campanha do jogo, e por esse motivo será necessário criar novos assentamentos e expandir seu pessoal.

Cada Gord conta com uso de recursos, construções e proteção, para o bem das pessoas. Para manter os recursos em ordem, é necessário que cada um faça sua parte com o uso de profissões. Sair do assentamento significa perigo, então é sempre bom controlar até onde cada indivíduo do seu Gord irá, principalmente para tarefas de coleta de recursos. Com isso em mente, manter as pessoas seguras é parte do bom jogo, já que você poderá desenvolver guerreiros e patrulheiros para protegê-los e manter o lugar minimamente iluminado.

Com a parte de fantasia sombria, o título apresenta outro fator importante para a sobrevivência: sanidade. Indivíduos fora do Gord perdem sanidade, considerando traços de cada um do assentamento. Há meios de ajudar cada indivíduo a aumentar a sanidade e mantê-lo feliz. Até a parte que pude jogar, bem introdutória, não foi difícil mantê-los bem, por isso não sei o quanto o jogo pode se tornar punitivo em relação à sanidade mais adiante na campanha, algo que aprecio em jogos assim.

Embora mantê-los felizes não tenha sido uma tarefa difícil, manter os soldados, guerreiros ou arqueiros, por outro lado, exige ouro, o que faz parte da sua missão em descobrir a fonte da riqueza. Portanto, será necessário buscá-lo pelo mapa, e cada novo perigo pode exigir do seu povo.

Prepare-se para os horrores presentes pelo mapa. Estes irão oferecer opções, como sacrifícios ou confrontos, o que definitivamente oferece um grande desafio. Encerrei o último capítulo em um embate que custou a vida de muitos indivíduos, apenas por não aceitar a oferta de sacrifício. Você terá opções, o que é bom.

Captura de tela de Gord
Oferecer sacrifício ou confrontar Ardaven?

Durante cada mapa, você explorará o máximo que puder e remediará cada novo perigo encontrado, seguindo os próximos capítulos da campanha. Seu Gord estará sob ameaça constante, então esteja sempre preparado para novos ataques. É possível, em cada novo capítulo da campanha, renomear e selecionar quais indivíduos do seu assentamento atual irão se juntar ao próximo.

O assentamento possui níveis, que desbloqueiam novas construções, além de oferecer periodicamente novo pessoal: crianças que, inicialmente, ajudam com construções e a defender o assentamento, mas que, após certo tempo, poderão se juntar a novas profissões.

Infelizmente, Gord sequer tem interface e legendas em Português Brasileiro e não terá esse suporte no seu lançamento em agosto, confirmado até o momento, o que para mim é uma surpresa e tanto, considerando os últimos lançamentos publicados pela Team17 que chegaram com tradução. É triste ver que a publicadora decidiu tomar essa decisão em pleno 2023. O incomum é que Moving Out 2 chega em português no mesmo mês que Gord, enquanto Trepang² para o dia 21 de junho seguirá o mesmo caminho que este: nada de tornar a vida do brasileiro mais fácil.

Além disso, em alguns momentos tive problemas com a IA do jogo, que algumas vezes não voltava a trabalhar em suas profissões. Com cerca de 2 meses até seu lançamento, o período é ideal para que os desenvolvedores possam corrigir problemas que venham a ser relatados pela comunidade durante o próximo Steam Vem Aí.

Gord será lançado em 8 de agosto para PC e consoles Xbox Series X|S e PlayStation 5. A versão jogável estará disponível durante o próximo Steam Next Fest (conhecido como Steam Vem Aí), que começa dia 19 de junho.

Se estiver interessado em jogá-lo antes do lançamento, acesse a página de Gord na Steam até 26 de junho e aproveite a demo.

O acesso a esta versão foi concedido pela Team17.


Gostou do que leu? Acompanhe a gente nas redes sociais!

Siga Magnaway onde achar melhor: estamos no , , e na .

Usamos cookies para aprimorar sua experiência, como permitir veiculação de anúncios e manter preferências. Aceitar Conferir Política de Privacidade de Magnaway