Índice
É um pouco difícil elaborar uma introdução sobre o quê é Signalis, ele é um jogo que se inspira em muitas coisas na construção do seu mundo, narrativa e gameplay, mas objetivamente falando ele é um survival horror retro ambientado em um mundo futurista fictício. Dentre as diversas inspirações para criação de Signalis, vale citar Resident Evil, Silent Hill e a literatura de Lovecraft e Chambers. Mesmo usando muitas mídias como base, Signalis consegue ser um jogo extremamente autoral, ele explora o quê essas obras tentam comunicar e cria algo novo em cima disso.
História de Signalis
Signalis conta com uma narrativa complexa, sendo extremamente subjetiva. O storytelling demanda engajamento do jogador do começo ao fim, uma vez que ela contextualiza diversos elementos do jogo através de documentos e cartas que tendem a ser econômicos com o nível de exposição, tal qual suas cinemáticas. O jogo conta com múltiplos finais que são obtidos com base no seu estilo de jogo, mortes, dano recebido e causado são fatores que podem alterar o final obtido, mas vale ressaltar que, de certa forma, todos os finais são canônicos.
A pegada da história lembra bastante Silent Hill, só que com um toque a mais de sci-f. Os poucos diálogos que temos durante o jogo são em sua maioria breves ou enigmáticos. A história de Signalis, apesar de muito subjetiva e repleta de referências as mídias na qual se inspirou, é uma experiência proveitosa mesmo que você não se engaje muito para entende-la por completo.
O jogo começa com Elster (protagonista) acordando de uma criogenia em sua nave, tudo que sabemos é que ela tem uma promessa a cumprir que envolve uma mulher desaparecida que, graças a um sinal de rádio misterioso interceptado por Elster, sabemos que ela está em algum lugar do planeta. No planeta encontramos uma espécie de bunker praticamente vazio e devastado, lá encontramos uma garota “familiar” que, coincidentemente, também está procurando por alguém desaparecido na instalação. Conforme vamos explorando os andares do bunker, as coisas vão ficando cada vez mais estranhas e nos encontramos com outros sobreviventes que reforçam “você não devia ter vindo aqui, desista”.
Combate de Signalis
Signalis não só segue uma estética retro como também usa essa abordagem em sua gameplay, mas sem ser necessariamente cluncky. Ele segue um ciclo de gameplay que envolve explorar novas áreas, lidar com inimigos, resolver puzzles e fazer muito backtracking neste processo. O combate é simples e direto ao ponto, a dificuldade de Signalis é mais referente a administração de recursos usados ao confrontar os inimigos do que o confronto em si.
Aprofundando no combate de Signalis, Elster é capaz de travar a mira em inimigos e dar coronhadas em momentos oportunos, podendo até impedir ataques iminentes. No jogo, contamos com um arsenal de 4 armas de fogo, 1 bastão de choque e diversos itens de cura. Existe uma certa variedade de inimigos, mas quase todos funcionam da mesma forma, mudando apenas sua vida, velocidade e alcance de ataque, na prática inimigos fracos em corredores estreitos são uma ameaça maior que inimigos fortes, uma vez que desviar deles se torna uma tarefa extremamente difícil.
Ambientação e gameplay
Signalis se passa majoritariamente no bunker de Rotfront, o interior do local é repleto de corredores estreitos, salas escuras e alguns sinais de resistência dos poucos sobreviventes presentes no local. Dentro do bunker encontramos diversas salas que, indiretamente expõe o estilo de vida dentro do local, isso deixa a ambientação mais orgânica e crível, além de facilitar também a memorização de certas áreas, facilitando muito o backtracking. No geral, o mapa de Signalis é bem cativante de se explorar, conforme você desbloqueia áreas novas e vai descendo os andares, as coisas ficam cada vez mais estranhas e intrigantes.
Além de contar com um mapa assustador e interessante, partes do cenário de Sigmalis se comunicam diretamente com a narrativa, sendo uma consequência ou dica sobre o quê está acontecendo na região. A parte da mina em diante se desprende um pouco do sci-fi e complementa com elementos de gore e horror cósmico, essas questões aparentam ter ligação com a promessa de Elster e tendem a ficar cada vez mais presentes conforme progredimos.
Sobre a exploração, Signalis segue um loop padrão de jogos survival horror, investindo bastante no backtracking para coleta de itens e solução de enigmas. Existem diversas salas seguras onde podemos salvar o jogo e guardar alguns itens espalhadas pelo mapa, explorar uma região nova sempre resulta em momentos de tensão que são quebrados apenas quando encontramos nosso safe spot. Existem muitos itens no mapa, o que torna a administração de inventário uma tarefa difícil, ter o direito de coletar mais coisas significa explorar com menos armas e itens de cura, aumentando as chances de morrer, essa dinâmica cria uma espécie de aposta de risco e recompensa proporcionais que te engaja a testar suas habilidades em desviar de inimigos.
Signalis possui vários puzzles, alguns envolvem charadas, outros uma certa combinação de movimentos e alguns precisam ter sua resposta encontrada em algum outro lugar do mapa. Os desafios são bem elaborados e alguns demandam um bom raciocínio lógico, felizmente para aqueles que não se dão bem com esse tipo de coisa, boa parte dos puzzles podem ter sua resposta encontrada em documentos espalhados pelo mapa sem necessariamente quebrar a imersão. Signalis da como recurso um item que fotografa cenas para ajudar em alguns puzzles, apesar de existirem recursos que na prática fazem o mesmo (print ou anotações em um papel), esse item é uma adição legal para jogadores mais “hardcore“.
Conclusão
Signalis como survival horror é excelente, possui uma ambientação hostil e claustrofóbica, excelentes puzzles, lutas contra chefes com mecânicas interessantes e uma história incrível. Não só isso, Signalis é uma homenagem ao gênero e as outras formas de mídia na qual se inspirou, ele é aquele tipo de jogo que você consegue sentir que foi feito com muito amor, dedicação e provavelmente vai te deixar reflexivo por alguns dias.
Fizemos um guia de conquistas para Signalis, clique aqui para acessa-lo.
A cópia deste jogo foi disponibilizada gratuitamente pela nossa parceira Nuuvem. Compre este e outros jogos com os melhores descontos na Nuuvem!
Signalis está disponível no Steam, Xbox ONE, Xbox Series S/X (disponível pelo GamePass), Playstation 4 e Nintendo Switch
Acompanhe Magnaway nas redes sociais
Quer ficar por dentro das últimas novidades, além de nos mostrar apoio? Siga Magnaway onde achar melhor: estamos no Google Notícias, Twitter, Facebook e na Steam!