Se tem algo que me decepcionou este ano, definitivamente é ELDEN RING e sua estúpida DLC ELDEN RING Shadow of the Erdtree. Mas eu te explico os porquê disso com esta análise mais curta que o habitual.
Primeiro de tudo, em ELDEN RING Shadow of the Erdtree foi adicionado uma mecânica de forçar o jogador a buscar por bençãos pelo mapa do jogo, sendo dois tipos, uma para o jogador conseguir dar dano e ter a defesa correta, bem como outra para o uso dos “fantasmas” do jogo. É basicamente um nerf ridículo. Quando vi isso, achei extremamente desnecessário e um meio de explorar o mapa da DLC, que, embora seja mais curto que o jogo base – graças a Deus, né -, ainda consegue ser repetitivo e vazio.
Mas como assim repetitivo? Sim. Assim como o jogo base, o mapa repete bastante mob e principalmente aqueles que eram chefes anteriormente. Não deixava de parar pra reclamar toda vez que eu revia o hipopótamo pelo mapa.
Agora, um mapa vazio? Basicamente, o mapa é cheio de passagens vazias, por mais que seja menor que o jogo base, mostra o quão incompetente a From Software consegue ser com tal escopo. Sou o tipo de jogador que prefere bem mais um mapa bem menor com bastante concentração de inimigos.
Por isso, quando explorava a cavalo, era de se dar sono. E o pior é que o balanceamento da DLC é ridiculamente errado. Na primeira dungeon, por conta do nerf, o chefe dá mais dano que a Malenia.
Outro ponto importante também é que uma área do mapa de ELDEN RING Shadow of the Erdtree é acessível por gesto num lugar específico. Algo pra lá de patético. Mas não se preocupe, o lugar lá é perda de tempo.
O lado bom é que a maioria das bençãos para seu ataque e defesa são obtidos num caminho bem linear e que não é tão fácil passar batido. Quanto a outra benção, aí sim você precisa andar no vazio e tentar achá-las.
Os chefes são difíceis, mas são desse jeito principalmente pelo nerf. O chefe final, aliás, embora seja uma reciclagem do jogo base e consiga entender bem o porquê disso, é o mais difícil da DLC, sem dúvidas. Então se tiver com ainda menos bençãos, boa sorte.
Quando vi também um mod que corrige a FOV do jogo e que facilita contra o boss “tigrinho” – sim, eu sei, foi mais pela piada interna no dia da jogatina -, eu percebo o quanto a From Software é uma empresa acomodada. Eles não fazem o mínimo em cada jogo.
E pra terminar com chave de ouro: o desempenho de ELDEN RING Shadow of the Erdtree, ao menos no PC que é a plataforma na qual joguei, É TERRÍVEL. Estou com um PC novo e nem com ele foi possível evitar engasgos. E durante a luta, isso atrapalha muito. Não é à toa que no lançamento, a DLC tava neutra principalmente por esse motivo. E ainda recebe menos análises positivas porque, bem, tem gente com bom senso e não fanboy aceitando tudo que o Miyazaki faz.
Tudo isso por R$ 154,90. Isso no PC, vou nem falar da versão de console. Ótimo, né? Por esse motivo, eu definitivamente não recomendo ELDEN RING Shadow of the Erdtree. Por R$ 80, no máximo, passa a ser considerável, já que há também coisas boas na DLC. Mas pagar caro por algo feito nas coxas e totalmente quebrado, não dá. Mas a decisão sempre será sua, é claro.
Portanto, DLCs boas que ficaram na minha cabeça são as de Dark Souls 3, por exemplo. Já pra Elden Ring, é só ladeira abaixo, tal como o jogo base já era com tanta repetição pra mim.
A cópia de ELDEN RING Shadow of the Erdtree foi cedida pela Bandai para a criação deste conteúdo.
ELDEN RING Shadow of the Erdtree está disponível para PlayStation, Xbox e PC.
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