Índice
Agarre-se à sua Luz, guardião! Destiny 2: Queda da Luz chegou!
Após anos distante do universo de Destiny 2, tive a chance de voltar à companhia do Viajante e me aventurar mais uma vez nos conflitos interplanetários do jogo. Dessa vez a ameaça é a entidade conhecida como a “Testemunha” em conjunto com uma figura conhecida pelos Guardiões espalhados pelo sistema solar, Calus, em Destiny 2: Queda da Luz.
Vamos até a imensidão gasosa de Netuno nos aventurar pelas ruas de Neomuna, a cidade quase Cyberpunk do gigante gasoso. O “Filamento” é o novo poder que ajudará os Guardiões a enfrentar as loucuras de Calus e a Testemunha, junto com novos personagens que se tornam parceiros do Guardião em sua jornada. Vamos saber como foi a jornada? Vem comigo e traga seu Fantasma porque a coisa pode ficar feia!
Mande um F aí pelo Cayde-6!
Pô, aí machuca sem necessidade!
A história de Destiny 2: Queda da Luz se baseia na aparição da entidade chamada “Testemunha”, que se alia com Calus e vão até Neomuna em busca do Véu.
Os acontecimentos se desenrolam de forma confusa e mal escrita. Diálogos desnecessários aparecem em abundância e acrescentam quase nada a uma trama que, além de extremamente curta, sofre para manter o jogador interessado.
A trama apresenta apenas 3 novos personagens: a Testemunha, Nimbus e Rohan. Quase nenhum deles é carismático e oferecem apenas o necessário para a evolução da história.
E eu lá quero saber de história? Quero saber de descer bala em alienígena!
Vemos um Titã aqui! Sai pra lá, aqui a leitura é só pra quem tem mais de 80 de QI.
A parte da ação já é algo perpetuado na franquia e, nesse quesito, não posso reclamar, é realmente muito gostoso sentar a bala em Cabais. Porém, a adição do Filamento como um novo poder e, consequentemente, novo elemento, é feita de forma sem graça e até frustrante durante o decorrer da trama.
O Filamento só está disponível em certos momentos de algumas missões e é forçado ao jogador. Isso gera um problema que pode ser muito agravado caso o jogador tenha escolhido jogar a nova campanha na dificuldade lendária, meu caso em questão. Quando o novo elemento é forçado ao jogador a Build que ele está usando no momento é basicamente inutilizada já que alguns aspectos da subclasse são mudados, o que tira não só a chance de sobrevivência do jogador mas todo seu estilo de jogo. Na dificuldade normal isso não torna um problema tão grande, mas na dificuldade lendária se torna um agravante colossal ao jogador e retira muitas de suas ferramentas.
Se isso fosse algo que acontecesse em apenas uma missão eu não acharia tão forçado, mas aqui isso acontece basicamente em toda missão e quando isso acontece o jogador tem duas escolhas: usar o Filamento e perder sua Build ou optar por continuar com sua Build e ignorar o novo elemento.
Então Destiny 2: Queda da Luz está muito difícil?
Sim e não, pequeno Guardião!
A Bungie tentou sim adicionar alguma dificuldade no conteúdo de Destiny 2: Queda da Luz, infelizmente da forma mais óbvia e desinteressante que podiam. A manobra genérica para adicionar dificuldade artificial foi simples: uma maré infinita de inimigos e uma sala sem lugares para se esconder. Claro que com alguns toques extras aqui e ali como inimigos se materializando nas costas do jogador, inimigos agressivos que não cambaleiam, e um Level Design no mínimo preguiçoso.
Sem exagero, posso resumir o Level Design de uma missão inteira dessa forma: uma sala pequena com 4 lugares para serem usados como cover, uma quantidade absurda de inimigos dentro da sala e um Sub-Chefe. Ao derrotá-los e seguir o jogador se depara com outra sala do mesmo jeito. A missão consiste em passar por, no mínimo, 4 salas assim, até que o jogador chegue ao final onde a mesma regra se aplica, mas dessa vez numa sala maior. Ufa, pelo menos é diferente né? A regra da sala pequena se aplica inúmeras vezes ao longo da campanha. Isso se torna muito aparente quando se joga na dificuldade Lendária. O design preguiçoso deixa as missões entediantes, mesmo sendo desafiadoras.
E o Filamento? Gostou?
Filamento? Tá mais para Sólamento!
Tenho que adimitir que balançar por aí feito o Homem-Aranha com o Filamento de Destiny 2: Queda da Luz é muito gratificante. A verticalidade que a mecânica trouxe é bem-vinda e deixou a movimentação bem interessante, me fez até imaginar se isso não estivesse travado atrás de subclasse. Imagine se todos os Guardiões tivessem um Grappling Hook e pudessem fazer isso à vontade. Iria mudar completamente a forma de se jogar Destiny e o PVP seria completamente diferente.
Mas fora isso, o Filamento foi um grande desapontamento. O jeito que é usado na campanha e a tortura desnecessária em desbloqueá-lo definitivamente, coisa que só é possível depois da conclusão da campanha, é frustrante e chato.
Então não gostou da Queda do Luiz?
Luiz? Quem é Luiz, cara? Sai daqui, Titã! Vai aprender a ler, peste.
Infelizmente, Destiny 2: Queda da Luz não foi uma experiência agradável do meu ponto de vista. A história da campanha é mal escrita e em momentos parece sem sentido. O Filamento, novo elemento, é divertido de usar mas é apresentado e explorado de forma muito irregular e gera mais frustração do que entusiasmo. A duração da campanha é curta demais. Neomuna é quase morta em conteúdo e o pouco existente é entediante e parecido com tudo que já existe no jogo. É difícil recomendar uma DLC que se encontra nesse preço absurdo e ainda oferece tão pouco e em tão má qualidade.
Devo gastar meu dinheirinho em Destiny 2: Queda da Luz?
A resposta curta e grossa é: definitivamente NÃO!
A franquia Destiny sempre sofreu com qualidade de conteúdo. O primeiro título oferecia muito pouco em seu lançamento e foi duramente criticado. Agora, em Destiny 2, ainda há dificuldades em equilibrar conteúdos antigos e novos.
Eu, como amante de Destiny, torci para que Destiny 2: Queda da Luz fosse um passo que a Bungie daria em direção a um novo horizonte, mas ao experienciar o novo conteúdo percebi que isso não foi um passo, foi um tropeço. Essa é só mais uma DLC apresentada de forma grandiosa, mas que expressa pouco e significa menos ainda.
Uma mensagem aos meus compatriotas Caçadores
A Bungie não gosta dos caçadores! A Bungie não mata definitivamente nem os vilões, mas o Cayde-6 está lá na vala. Continuem fortes, Caçadores! Não se dobrem diante da tirania!
Destiny 2: Queda da Luz está disponível para PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X|S e PC. Acesse o site oficial de Destiny 2: Queda da Luz para mais informações.
Destiny 2: Queda da Luz foi jogado no PC e sua cópia foi concedida pela Bungie para análise. Agradecemos o apoio!
Acompanhe Magnaway nas redes sociais
Quer ficar por dentro das últimas novidades, além de nos mostrar apoio? Siga Magnaway onde achar melhor: estamos no Google Notícias, Twitter, Facebook e na Steam!