Página Inicial Artigos 7 lições que aprendi jogando Sekiro: Shadows Dice Twice

7 lições que aprendi jogando Sekiro: Shadows Dice Twice

por Mr. Thighs
Publicado em Atualizado em 7 minuto(s) de leitura
A+A-
Reset

Pessoalmente falando, Sekiro foi um dos melhores jogos de 2019, e considerando que o game ganhou o título de Jogo do Ano no TGA, é possível que esta opinião seja bastante popular. Além de ser um ótimo jogo, e um excelente representante do pseudo-gênero Souls-like, para mim o jogo representou um conjunto de lições que me ajudam com outros jogos, e até mesmo com a famosa vida. Bem provável que o que você lerá não se aplique somente a Sekiro, mas usarei o jogo como uma alegoria para exemplificar cada situação. Se você não conhece o jogo, e gostaria de conhecer, confira nossa análise clicando aqui :D.

Aqui vão 7 lições que aprendi jogando Sekiro:

1. Persistência

Quem jogou sabe: não importa quantas vezes você morre, para progredir pelo jogo é preciso ser teimoso, repetir diversas vezes o mesmo caminho e passar diversas vezes pelo mesmo inimigo difícil de derrotar. Ser persistente é recompensador de várias formas, e o jogo passa esta lição de uma maneira bem direta: ou você persiste, ou desiste. Vale pra tudo.

sekiro artigo3

2. Lidar com frustrações

Frustrar-se é uma constante durante a jogatina, um único erro e seu personagem perde 95% da energia total, e morrer será tão comum que você eventualmente se acostumará com isso, e morrer além de tudo também prejudicará o seu progresso atual e futuro. A frustração será, portanto, inevitável. Isso não deve, entretanto, causar qualquer desmotivação. Aprender a lidar com isso é importante, e esse jogo me ensinou isso da maneira mais cruel possível.

sekiro artigo4

3. O fator cabeça-fria

Sabe aqueles momentos em que você precisa achar a solução para alguma coisa, mas você já está tão puto que não consegue raciocinar de forma clara, vai dormir com esse pensamento na cabeça, e no outro dia, milagrosamente, a solução aparece como que por milagre? Pois é, em Sekiro essa ideia é muito parecida. Alguns chefes levei dezenas e dezenas de tentativas para derrotar, mas um padrão é fácil de notar: depois de ser derrotado tantas vezes, ficar puto e parar para esfriar a cabeça, a possibilidade de vencer a luta após um descanso em uma ou duas tentativas é bastante alta, e isso por causa do fator cabeça-fria. É muito mais fácil resolver alguma coisa estando com a mente em paz, mesmo que antecedida por uma sequência de frustrações.

sekiro artigo2

4. Saber o seu lugar

Certos inimigos no jogo são definitivamente difíceis de enfrentar para um jogador que está apenas iniciando o jogo. Assim como no game, existem certos tipos de lutas que não é prudente enfrentar sem o devido preparo. Não dá pra dizer que enfrentar um desafio virtualmente impossível é ruim, afinal tanto o jogo quanto a vida são sobre risco vs recompensa, mas existe o conceito chamado de vitória pírrica, que é quando se vence uma batalha, mas com pouco ou nenhum ganho real. Não vale a pena investir seu esforço em uma empreitada extremamente difícil de dar certo. O jogo ilustra bem essa visão, de que é preciso saber o seu lugar.

sekiro artigo7

5. Subestimar dificuldades/Humildade

Em Sekiro, existem os inimigos fracos e os fortes. Os inimigos fortes são capazes de te derrubar com um ou dois golpes, mas isso também pode acontecer com inimigos fracos quando você os subestima. Por menores que pareçam os obstáculos, não se deve subestimá-los, talvez o baque ao ser colocado pra baixo por causa deles seja muito pior se você não souber que desafio está enfrentando. Humildade é tudo na hora de enfrentar um desafio que você desconhece. Aqui a metáfora é no sentido literal da palavra, até uma galinha pode te matar de maneira humilhante se você não for humilde durante a luta.

sekiro artigo5

6. Timing

Tudo na vida requer timing. Compromissos, reuniões de negócios, festas, enfim, tudo deve ser feito com timing preciso pois o tempo invariavelmente significa dinheiro. Em Sekiro, lutar com timing no ataque e parry é o que dará ao jogador a maioria de suas vitórias, e a metáfora para a vida é que o sucesso de uma empreitada depende de timing acima de qualquer outra coisa. Sabe o conceito do tempo da piada? Ela só tem graça se você contá-la dentro do tempo certo.

sekiro artigo6

7. Esforço vs satisfação

Nesse jogo os maiores níveis de satisfação vem daquelas lutas que levam várias tentativas pra serem vencidas. Lutas fáceis são apenas…fáceis. Sabe aquele sentimento que te faz gritar por dentro “PUTA QUE PARIU SOU A PESSOA MAIS FODA DO MUNDO”? É sobre o esforço que te fez chegar à vitória, não sobre a vitória em si. O esforço é o caminho mais curto para o sentimento de satisfação, e o jogo te ensina isso de um jeito muitas vezes exagerado, mas verdadeiro.

sekiro artigo8

Acompanhe Magnaway nas redes sociais

Quer ficar por dentro das últimas novidades, além de nos mostrar apoio? Siga Magnaway onde achar melhor: estamos no , , e na !

Usamos cookies para aprimorar sua experiência, como permitir veiculação de anúncios e manter preferências. Aceitar Conferir Política de Privacidade de Magnaway