Sabemos que cada dia que passa a indústria de jogos não para de nos surpreender. Podemos dizer que The Last of Us Part I no PC era no mínimo esperado por uma boa quantidade de jogadores, que agora estão decepcionados com tamanha atrocidade cometida em seu lançamento.
Como que a Naughty Dog pode dizer que agradece os fãs de TLOU por todo o suporte quando na primeira oportunidade eles não perdem a chance de nos ferrar? The Last of Us Part I no PC é um exemplo de que, não importa o quanto peçam desculpas, a cagada já foi feita.
E quando digo fãs, não estou dizendo daqueles que passam pano para cagadas feitas por essas empresas, porque esses a gente não perde tempo discutindo, mas sim de quem adora o jogo e consegue perceber que estão sendo passados para trás.
Agora o que vemos é a Naughty Dog pedindo desculpas pelo lançamento e removendo a imagem dos requisitos completos da página de The Last of Us Part I na Steam, afinal, aquilo estava tremendamente errado.
O estado de The Last of Us Part I é tão ruim que a compilação de shaders levou mais de 2 horas no PC de um amigo que é muito melhor que o meu. Isso significa que ele “excedeu” o tempo que o Steam permite reembolso. Deixei em aspas “excedeu” porque, se quisesse, o reembolso poderia ser feito – mesmo após algumas tentativas até uma análise humana – só de relatar o que todo mundo relata: compilação de shaders insana.
E antes que se pergunte, conforme está nos comentários dessa publicação no Twitter, o PC dele se resume em: Ryzen 5 5600X, RX 6800 e 32 GB de RAM. Sim, você não leu errado. Não importa o PC que você tem em casa, o que conseguiram trazer para os jogadores de PC é uma prévia do beta do alfa de uma build que estará em sua versão 1.0 daqui a meses, no mínimo.
E não para por aí. Além de telas de carregamento LONGAS, mesmo em SSD NVMe M.2, o jogo também apresenta travamentos com a mensagem “Carregando…” descarados durante a jogatina. O uso de CPU é altíssimo constantemente e o consumo de VRAM da placa de vídeo nunca abaixa, até quando você deixa o jogo em 240p. Não estou brincando.
É o que um amigo me falou ontem enquanto jogava The Last of Us Part I no PC: “nunca vi um jogo no qual você diminui a resolução e o consumo de VRAM permanece igual”.
O erro deles é perdoável? Não. Um port de The Last of Us Part I tão mal otimizado assim não passaria despercebido, então é claro que preferiram lançá-lo nesse estado, ao invés de adiá-lo, afinal, basta prometer que irão corrigi-lo com atualizações futuras. É sempre assim.
É o mesmo caso de Cyberpunk 2077 com Xbox One e PlayStation 4, pra não dizer o pior em relação a esse jogo com todas as outras plataformas, assim como Wo Long: Fallen Dynasty no PC há pouco menos de um mês. Algo assim não passa. Optaram por lucrar e aguardar que “fãs” defendam seus jogos inacabados e caros.
O mais engraçado nisso tudo é que o primeiro jogo da Sony que chegou ao PC foi Horizon Zero Dawn e estava menos problemático que TLOU. Aprender pra que quando essa prática poderá ser defendida, certo? Afinal, The Last of Us Part I está com 33% das análises positivas, o que é alto, pelo estado atual.
Minha recomendação? Embora o dinheiro seja seu e decida gastá-lo com o que quiser, se estiver lendo isto e na dúvida se vale a pena comprar The Last of Us Part I no PC, não compre. Guarde seu dinheiro ou compre jogos que estão considerando você. Não é à toa que indies estão aí.
E não dê dinheiro a essas empresas que tratam você assim: quer jogar? Tenha uma experiência horrível, compre um PC melhor, já que o seu que melhorou há pouco tempo não vale nada agora, ou aguarde mais alguns meses. Sem o seu dinheiro, essas empresas não são nada.
Faça também como vi numa análise na Steam: “bora de reembolso e se resolver, eu vou de steam verde, eu tentei, ninguém pode me julgar.”.
Use sua razão e valorize seu dinheiro. Jogo no PC é o que não falta na Epic Games Store, GOG e Steam.
Acompanhe Magnaway nas redes sociais
Quer ficar por dentro das últimas novidades, além de nos mostrar apoio? Siga Magnaway onde achar melhor: estamos no Google Notícias, Twitter, Facebook e na Steam!