Página Inicial Análises Análise | Farming Simulator 22: diversão de montão sozinho e principalmente com amigos

Análise | Farming Simulator 22: diversão de montão sozinho e principalmente com amigos

por Franklin Magno
7 minuto(s) de leitura
A+A-
Reset

Farming Simulator 22, a mais recente adição à franquia agrícola da desenvolvedora GIANTS Software, oferece uma experiência envolvente para entusiastas da vida rural virtual. Com uma série de recursos notáveis, o jogo proporciona aos jogadores a oportunidade de mergulhar no universo da agricultura, experimentando a vida de fazendeiro de diversas maneiras. Ao longo desta análise, um pouco mais curta que o normal, farei seções resumidas dos aspectos que contribuem para a riqueza da experiência em Farming Simulator 22.

Vale destacar de antemão, no entanto, que a cópia do jogo foi enviada pela desenvolvedora para a criação desta análise. O conteúdo fornecido segue as adições mais recentes do jogo até a publicação desta análise, incluindo os conteúdos adicionais. Caso tenha esquecido de algo, pergunte. Se eu perceber que vale a pena adicionar algo, assim farei. Obrigado desde já por ler!

Primeiro de tudo: sempre gostei de simulação e gerenciamento. Meu primeiro contato com a franquia, no entanto, foi com Farming Simulator 19. Desde lá, meu foco foi jogar com amigos. Em Farming Simulator 22 isso permaneceu em mente pois me diverti muito no coop do anterior.

Farming Simulator 22 permite jogar sozinho ou convidar amigos para se juntarem a sua sessão online. Com isso em mente, é possível administrar várias fazendas em uma única sessão. O charme pra mim é a ausência de competitividade e a ênfase na experiência casual, que tornam o jogo um excelente refúgio para aqueles que buscam relaxar e jogar com amigos.

Farming Simulator 22 possui suporte a crossplay entre plataformas, então não se preocupe: permita o crossplay nas configurações de jogo, inicie sua sessão e avise seus amigos! Se você estiver no PC e for o host, além de ter um hardware que comporte isso, é possível jogar com até 16 pessoas no servidor. Há a possibilidade de alugar servidor, mas aí são outros quinhentos que eu sequer cogitei.

Dessa forma, alinhe isso a um dos pontos mais altos do jogo, que é a riqueza em conteúdo. Desde uma diversidade de culturas para plantio até uma ampla gama de maquinários disponíveis, é muito bom ter à disposição um arsenal de opções para sua fazenda. A franquia expandiu consideravelmente muito bem nesse aspecto, proporcionando uma experiência cada vez mais complexa e imersiva.

Por essa razão, Farming Simulator 22 oferece uma abordagem realista, permitindo ajustar diversas configurações para tornar a vida de fazendeiro mais desafiadora ou acessível, incluindo a opção de seguir o calendário de plantio por épocas do ano, que inclusive é novidade nesta versão, assim como permitir ou remover diversas etapas do plantio.

A jogabilidade continua ótima e se destaca pela sua excelência, com a condução dos veículos sendo uma experiência agradável. Pode até ser complexo, mas o jogo ajuda com uma interface de comandos a cada interação em diversos veículos, mesmo que falhe miseravelmente em criar um tutorial decente a novos jogadores ou ao apresentar novas culturas.

Desde o começo de sua fazenda, você pode seguir três caminhos disponíveis: Pecuária, Agricultura e Silvicultura. Cada um desses caminhos adiciona sua própria complexidade, sendo possível gerenciar todos simultaneamente, embora desafiador.

A Pecuária se resume em criar animais. Por exemplo, coloque um galinheiro em uma de suas terras, cuide bem das galinhas e venda algumas se for o caso. Depois trate de vender os ovos a quem pagar melhor! Alguns animais são mais complexos, por isso ao lidar com Agricultura, será ainda mais fácil não depender tanto de comprar tanta ração e passar a usar de suas próprias colheitas armazenadas, como alguns grãos para as galinhas.

Além desses dois caminhos, temos a Silvicultura: a mais complexa pra mim. Lidar com o plantio e corte de árvores pode ser hilário, mas recompensador.

É possível personalizar sua fazenda. O jogo base, além dos conteúdos adicionais pagos, possui vários mapas pré-configurados e a possibilidade de expandir e posicionar construções conforme a vontade do jogador. A variedade oferecida permite que cada fazenda seja única, adicionando uma camada de profundidade à sua gerência.

O suporte pós-lançamento inclui conteúdos adicionais, principalmente na forma de DLCs pagos, que trazem novas culturas, veículos, como novas máquinas, além de novos mapas. O problema é que, conforme dito, essas atualizações se resumem em conteúdos pagos. Mas não se preocupe e lembre-se: o jogo base TEM MUITO conteúdo e você só deve se preocupar com conteúdo adicional se o jogo base não te oferecer novidade alguma, o que deve levar no mínimo 100 horas de jogo.

Sem tanto foco em gráficos, mesmo que seja muito bem feito e com devida atenção aos detalhes das plantações, animais e veículos, o jogo é bem leve. Então caso vá jogar no PC, siga os requisitos mínimos e você não terá problemas. Sempre pesquise se tiver dúvidas se seu PC irá rodá-lo.

Vale a pena Farming Simulator 22, então?

Farming Simulator 22 oferece uma experiência abrangente e cativante para entusiastas de simulação agrícola. Com uma combinação de jogabilidade realista, variedade de conteúdo, personalização e suporte pós-lançamento, o jogo se destaca como uma opção sólida para aqueles que buscam relaxar no campo virtual, seja sozinhos ou com amigos.

A abundância de opções e a flexibilidade dos modos de jogo tornam Farming Simulator 22 um título envolvente, proporcionando diversão de montão para todos os tipos de jogadores, sejam eles experientes agricultores virtuais ou novatos que desejam experimentar a vida na fazenda digital.

E minha recomendação é: leve amigos com você, pois se prepare ao entrar no mundo da Silvicultura e deixar diversos tocos espalhados para que seus amigos capotem o caminhão. Sim, já fiz isso.

Farming Simulator 22 está disponível para PC, através da Steam, e consoles PlayStation 4 e PlayStation 5, Xbox One e Xbox Series X|S. Há algumas versões para Nintendo Switch e celular, mas não sei dizer como são.

Quer saber mais? Acesse o site oficial.


Gostou do que leu? Acompanhe a gente nas redes sociais!

Siga Magnaway onde achar melhor: estamos no , , e na .

Usamos cookies para aprimorar sua experiência, como permitir veiculação de anúncios e manter preferências. Aceitar Conferir Política de Privacidade de Magnaway