Silent Hill f tem uma platina não muito difícil, mas lotado de conquistas perdíveis. Antes de começarmos, acho importante pontuar algumas coisas:
- Este guia será em formato de roadmap, visando apresentar as conquistas na ordem ideal de obtenção;
- Nem todo coletável é obrigatório para a platina;
- É necessário jogar a campanha do começo ao fim, no mínimo 3 vezes (sem backup de save são 4);
- Alguns coletáveis são exclusivos do NG+ e NG+ 2;
- Praticamente todo chefe tem uma conquista com um desafio atrelado a ele;
- O guia vai te orientar o momento ideal para criar saves manuais para otimizar sua platina;
- As conquistas de puzzle não são cumulativas, cada NG+ deve ser jogado em uma dificuldade diferente;
Coletáveis / cumulativo
Nosso guia autoral de coletáveis, tal qual o guia de puzzles ainda está em desenvolvimento, dito isso recomendo o guia em vídeo abaixo:
Chama da Inveja
Complete o diário da Rinko. Coletáveis disponíveis apenas no NG+ 2
Miko Possuída
Complete o diário da Sakuko. Coletáveis disponíveis apenas no NG+ 2
Boas Intenções
Complete o Ensaio Clínico. Coletáveis disponíveis apenas no NG+ 2
Diário da Vingança
Complete o Diário da Vingança. Coletáveis disponíveis apenas no NG+
A Verdade sobre a Família Tsuneki
Obteve os seguintes documentos: “Bilhete da Criada” “Diário do Médico de Família” “Carta de uma Mãe Rígida”
Colecionadora Fervorosa
Pegue todos os itens que aumentam o inventário. O tamanho máximo do inventário é 14
Segredos de Inari-sama
Abra todas as salas e caixas com o selo de Inari-sama. São 11 no total e só podem ser coletados no NG+
Colecionadora de Omamori
Colete todos os Omamori de hokoras. Deixe essa conquista por último e priorize melhorar os status da Hinako, só compre Omamoris se não tiver Emas para melhorar algum atributo. São em torno de 21000 pontos para comprar todos os Omamori, acumular essa quantia e voltar o save também é uma opção e talvez seja necessário.
Sábia de Omamori
Colete todos os Omamori.
Perto do Sol
Aprimore todos os status de Hinako
Primeira run
É fortemente recomendado que jogue na dificuldade de combate “Narrativa” e puzzles no “Perdida na Névoa”, uma vez que o difícil é balanceado partindo do pressuposto que Hinako já tem alguns upgrades. Referente aos coletáveis, fica a critério seu se já vai fazer de primeira campanha ou deixar para o NG+, mas vale ressaltar que muitos coletáveis são exclusivos do NG+. Com base nas orientações, é recomendado também que tente fazer as conquistas referente a chefes na dificuldade narrativa para evitar complicações futuras.
Como uma lebre em fuga
Durante a primeira perseguição do jogo, escape sem sofrer dano, isso pode ser feito evitando os tentáculos que aparecem nas paredes. Bem simples, mas facilmente perdível. Confira o vídeo abaixo caso necessite de auxílio visual:
Cercada por névoa
Conquista referente a campanha. Obtida após primeiro encontro com a neblina.
Orientação da Raposa
Conquista referente a campanha.
Correio para Você
Abra a caixa de correio da Sakuko. Essa conquista é necessária para pegar todos os Omamoris e pode ser feita tanto no começo como na reta final do jogo. Confira o vídeo abaixo para mais detalhes:
Sussurros do Espantalho
Conquista referente a campanha. Obtido após o puzzle dos espantalhos quando Hinako se perde na plantação. Se tiver sorte (ou colar), é possível pegar a conquista Especialista em Acunpuntura de primeira, mas recomendo fazer isso no NG+ ou NG+2.
O som do silêncio
Desafio de chefe. Durante a luta contra Sakuko, não deixe ela finalizar seu golpe especial.
Purificada
Conquista referente a campanha. Obtida após beber o líquido oferecido pela Raposa.
Vai Embora! Você Vai Arruinar a Reputação da Loja!
Pouco depois de se encontrar com Shu e Rinko, vocês vão esbarrar novamente com a criatura grande e vermelha com um facão na mão. Ao invés de fugir, conforme Shu pede, vá para direção oposta e derrote o monstro. Se preferir, essa conquista pode ser feita junto do final do OVNI durante o NG+.
A Caminho da Escola
Conquista referente a campanha. Chegue na escola
Sombras do Passado
Conquista referente a campanha. Fuja da escola
Festa do Adeus
Conquista referente a campanha. Obtida após a “despedida”
Um Caminho Perigoso
Conquista referente a campanha.
Fuga Ágil
Escape do monstro da névoa sem ser atingida em Sugisato. Essa perseguição é bem longa e lotada de inimigos, recomendo que equipe o Omamori do cavalo (é encontrado pouco antes dessa sequência de fuga) antes de iniciar a sequência de perseguição.
Asas Arrancadas
Conquista referente a campanha. Complete o ritual da Raposa.
Cala a Boca pra Variar, Pai!
Ao encontrar o chefe da residência Shimizu, derrote o homem antes de derrotar a mulher.
Despedida em Bons Termos
Conquista referente a campanha.
Eclipse Solar e Lunar
Conquista referente a campanha.
Ecos da Inveja
Derrote Rinko sem ser atingida pelas marionetes. Fique atento para quando elas forem atingidas por algum golpe de Rinko, isso faz elas ficarem agressivas com você.
O caminho da Autopreservação
Conquista referente a campanha.
O Caminho da Exultação
Conquista referente a campanha.
Supondo que você seguiu as orientações iniciais do guia, ao finalizar a campanha você receberá:
Feliz por Estar Aqui
Termine o jogo na dificuldade “Narrativa”
Mestre de Quebra-cabeças
Termine o jogo com os puzzles na dificuldade “Perdida na Névoa”.
Silent Hill f NG+
NÃO USE AS PÍLULAS NESTA RUN, descarte-as imediatamente! Fique de olho nos coletáveis referentes a conquista A Lâmina Malévola Nunca Enferruja também. O fator determinante para qual final de Silent Hill f você vai pegar é se a espada sagrada foi purificada e qual resposta você deu nos puzzles presentes na casa de Hinako.
Recomendamos que jogue a segunda run com o combate no difícil agora, deixe a dificuldade de combate “Perdida na Névoa” por último e não esqueça de jogar com a dificuldade dos puzzles em alguma diferente da que escolheu na primeira campanha.
Agora é o momento de ir atrás dos coletáveis e áreas novas, o NG+ é lotado de upgrades para a Hinako. Se quiser, já é possível fazer o final do OVNI nesta run, mas não esqueça de fazer 2 saves manuais antes (infelizmente o final OVNI não conta para a conquista de concluir o jogo em dificuldades específicas).
A conquista Ninguém Deixado pra Trás está aqui pois no NG+ você tem acesso aos poderes do lobo mais cedo, facilitando MUITO a conquista.
Final OVNI de Silent Hill f
Recomendo não fazer um backup para o final do OVNI. Apesar de economizar quase uma hora de jogatina, quando começamos outro NG ao invés de voltar o save, é possível pegar uma arma fortíssima ao interagir com o poster na área da plantação, tornando a conquista de zerar no Perdido na Névoa bem mais fácil.
Intocável
Abra o cadeado da shrine sem sofrer dano. Refere-se ao segmento onde é necessário fazer o puzzle dos desenhos durante um dos primeiros encontros com a raposa, Pode ser facilmente feito colocando o código correto na primeira oportunidade que tiver, sem necessariamente fazer o puzzle, evitando possíveis confrontos contra a criatura da área.
Especialista em Acupuntura
Complete o puzzle dos espantalhos sem errar. Caso não se garanta, consulte o guia dos puzzles
Ninguém Deixado pra Trás
Durante o puzzle para se despedir de Rinko, derrote todos os inimigos estando em baixo da luz azul ou sugue-os com o poder do lobo.
Vencedores Não Usam Drogas
Chegue até a casa do Shu sem usar as pílulas. Não colete nenhuma que estiver dentro do seu armazém também.
Posse Valiosa
Obtenha o frasco Agura no Hotei-sama. Necessário para um dos finais, fique atento!
A Lâmina Malévola Nunca Enferruja
Obtenha a espada sagrada.
Faça um save manual antes de purificar a espada em outro slot. Purificar a espada muda o final que você receberá, então aqui é um ponto perfeito para ter um backup no save.
Liberte-se do Ódio
Purifique a espada sagrada
Astúcia de Raposa
Quando chegar no puzzle do quadro lotado de raposas, complete a área sem abrir uma porta errada. Isso pode ser feito interagindo com as estátuas de raposa, que por sua vez vão mostrar o caminho correto.
Mestre de Marionetes
Derrote Tsukomogami sem ser atingido pelas flechas. Após perder metade da sua vida, o chefe irá começar a fazer ataques com um arco dourado, é neste momento que você não pode errar. Teoricamente é possível dar stun lock no chefe com o golpe carregado, mas eu não consegui fazer isso.
Casamento de Raposa
Final
Agora Volte o seu save antes de purificar a espada para fazer o final 3.
Doma-raposas
Derrote todas as criaturas sumonadas antes de derrotar Shichibi. Toda vez que o chefe voltar a sua forma original, não bata nele e priorize os outros inimigos
A Raposa Molha o Rabo
Final
Silent Hill f NG+2
Agora será liberado ainda mais coletáveis exclusivos do NG 2, recomendo usar o guia a baixo para se orientar de como fazer o último final e onde encontrar os coletáveis para as conquistas:
- Chama da Inveja
- Miko Possuída
- Boas Intenções
Não deixe de conferir nas conquistas pendentes se nenhuma coisa ficou para trás, caso contrário será necessário mais um NG+.
Um Presente que Não Posso Aceitar
Ofereça o broche para a estátua Jizo. Requisito para o último final
Mata-Deuses
Derrote Tsukomogami e Kyubi em menos de 10 minutos
Ebisugaoka em Silêncio
Final
Céus Limpos
Conclua o jogo na dificuldade ‘Perdida na Névoa”
Silent Hill f já está disponível no Playstation 5, Xbox Series X|S e PC via Steam.
Clique aqui para conferir mais guias de jogos no Magnaway!
Acompanhe Magnaway nas redes sociais
Quer ficar por dentro das últimas novidades, além de nos mostrar apoio? Siga Magnaway onde achar melhor: estamos no Google Notícias, Twitter, Facebook e na Steam!