Página Inicial Notícias Conheça Jusant, jogo de escalada de ação e puzzles, anunciado pela Don’t Nod para 2023

Conheça Jusant, jogo de escalada de ação e puzzles, anunciado pela Don’t Nod para 2023

por Franklin Magno
5 minuto(s) de leitura
A+A-
Reset

Anunciado durante o Xbox Games Showcase 2023, Jusant é um novo jogo de escalada de ação e quebra-cabeça com vibrações meditativas, chegando ao Xbox Series X|S, PlayStation 5 e PC. O jogo estará disponível no primeiro dia com o Xbox Game Pass, e está programado para o final de 2023, de 21 de setembro a dezembro, período decorrente da estação de outono no hemisfério norte.

Você pode acessar o site oficial de Jusant e página do jogo no Xbox ou PlayStation. Além disso, há uma demonstração disponível na Steam.

Abaixo você pode ler detalhes revelados pela Don’t Nod a respeito de Jusant.

Jusant

Sobre Jusant

Usufrua de uma onda meditativa em Jusant, um jogo de escalada de ação e puzzles. Diferente dos jogos anteriores da Don’t Nod, pois não há diálogo falado, Jusant conta uma história, como todos os jogos do estúdio, simplesmente de uma maneira diferente. Aqui, o estúdio decidiu passar por algumas das maneiras pelas quais contam a história emocional sem palavras.

Um dos métodos mais predominantes de contar histórias em Jusant é ambiental. Você começará na parte inferior desta torre incomensuravelmente alta, cercada por terras áridas e planícies desoladas. Que lugar é esse, no meio do nada? Qual é seu propósito? Quem viveu aqui e como? As respostas podem estar no topo da torre, intrigantes o suficiente para você, o alpinista, ao aceitar o desafio de alcançar o pico.

Existem marcas reveladoras da civilização deixadas na própria torre, como caminhos batidos e paredes desgastadas, que mostram a idade desse lugar, há quanto tempo foi abandonado e as formas como os habitantes anteriores atravessaram a estrutura. Essas marcas revelam sobre as antigas formas de viver e quais passagens as pessoas mais percorreram e as paredes que escalaram.

Outros resquícios do passado, como móveis antigos, engenhocas quebradas, veleiros apodrecidos, irão lembrá-lo de que o tempo parece ter parado para esta civilização habitada por torres. Ao reservar um tempo para explorar os caminhos mais conhecidos, você será recompensado com afrescos, altares e até mesmo cartas que você pode ler que fornecem mais informações sobre o mundo e sua tradição.

Jusant

Você descobrirá vários biomas diferentes ao subir na torre. Incluindo alguns ambientes e natureza reconhecidos em nosso mundo – como desertos, montanhas, cavernas – darão a você algo familiar nesse mundo estranho. Ao explorar os biomas, você entenderá melhor como as pessoas viviam e o que estava em jogo quando foram forçadas a sair. Existem vários elementos ambientais ao longo do jogo que o encorajarão a explorar mais.

Enquanto Jusant é pacífico e lento (se desejar), a jogabilidade pode ser difícil de dominar. Isso porque a Don’t Nod deseja que você sinta a sensação de dever cumprido e orgulho ao superar os desafios que a subida impõe. É interessante para o estúdio ter mais um personagem para ajudar nessa exigente jornada e para enfatizar novamente a importância da natureza: um Ballast, uma criatura feita inteiramente de água.

Esse acompanhante irá ajudá-lo na jornada com sua capacidade de abrir caminhos e despertar a natureza por esses caminhos, além de revelar pistas sobre a história da torre. A relação com o Ballast é harmoniosa: é preciso ajudar o outro para chegar ao topo com segurança. Mesmo sem palavras, há sensação de simbiose tanto na jogabilidade quanto em suas interações e parecer natural, permitindo a você a possibilidade de interagir fisicamente com o Ballast ao acariciá-lo.

Na tradição da Don’t Nod, sons e melodia são de grande importância, com os quais alguns objetos e estruturas importantes para a narrativa compartilham uma conexão especial. O estúdio propôs ilustrar isso dentro da trilha sonora pacífica e atmosférica composta por Guillaume Ferran. A música também ajuda a expressar os sentimentos dos personagens e transmitir o humor. Ao mesmo tempo, evoca emoções e engaja na ascensão da torre em mudança.

A música também representa como a relação de ambos os personagens evolui. É por isso que existe um tema tanto para o alpinista quanto para o Ballast, e um que mescla os dois como outra forma de ilustrar como eles são complementares. A música é sempre uma ferramenta narrativa poderosa e a Don’t Nod garante que ela ocupe um lugar central em Jusant.


Gostou do que leu? Acompanhe a gente nas redes sociais!

Siga Magnaway onde achar melhor: estamos no , , e na .

Usamos cookies para aprimorar sua experiência, como permitir veiculação de anúncios e manter preferências. Aceitar Conferir Política de Privacidade de Magnaway