Demonschool é um RPG tático com temática escolar e ocultismo. O jogo segue moldes narrativos similares ao da franquia Persona, dando um ênfase bem forte na mecânica de melhorar as amizades para desbloquear habilidades do combate. Referente ao combate, apesar de ser categorizado como RPG tático, acho mias justo trata-lo como um jogo de puzzle, dada a dinâmica dos confrontos.
Um ponto muito interessante de se pontuar é a direção de arte em Demonschool. O jogo conta com gráficos 2D-3D muito bem utilizados, tanto os sprites de personagens quando o modelo dos chefes foram muito bem trabalhados, isso sem levar em consideração os cenários e arenas de combate que também são muito agradáveis aos olhos. Além disso, a trilha sonora do jogo é bem aconchegante e agrega muito a atmosfera e proposta do jogo.
Narrativa e ritmo
Em Demonschool, nós acompanhamos Faye, uma jovem caçadora de demônios que tem como objetivo impedir uma profecia catastrófica(mesmo não tendo provas que ela vá realmente acontecer…). Visando cumprir seu objetivo como caçadora de demônios, Faye sempre sai em busca de mistérios para resolver, geralmente envolvendo lendas e boatos da ilha em que o jogo se passa. Conforme vamos derrotando os demônios e livrando a ilha de certas complicações, novos mistérios vão surgindo e deixando as coisas cada vez mais estranhas,
Eu particularmente achei que a narrativa peca um pouco em te contextualizar dentro do mundo do jogo, mas por outro lado o ritmo do jogo é bem agradável, intercalando bem entre lutas e momentos centrados na narrativa. O sistema de passagem de tempo ajuda bastante a tornar a narrativa mais palatável, uma vez que acabamos inconscientemente criando uma rotina com o passar dos dias. O único problema que eu vejo na narrativa de Demonschool é que o jogo se estende de forma que o resto do jogo não consegue acompanhar, então a reta final acaba ficando meio cansativa e acaba finalizando com um ritmo ruim.
Como o jogo funciona?
Aprofundando no combate, nosso objetivo em todas as lutas (desconsiderando chefes) é chegar na ponta oposta do tabuleiro e derrotar quantia x de inimigos. O jogo conta com um elenco de 15 personagens, cada um tendo suas individualidades mecânicas, assim dando muita versatilidade nos confrontos (por exemplo: tem um personagem que atravessa inimigos e tira a armadura deles, outro que puxa o inimigo até ele, outro que aumenta o dano do aliado e etc). Os confrontos do jogo contam com um sistema de desempenho, sempre vai ter uma meta de turnos, completar a luta dentro da meta sem que algum aliado morra garante rank máximo e recursos extras para investir em novas habilidades.
Se alinhando novamente a Persona, o jogo te recompensa por interagir e melhorar sua afinidade com os membros da equipe, liberando missões secundárias e habilidades novas ao interagir bastante com eles. Podemos levar nossos amigos para o karaokê ou cozinhar algo para ganharmos pontos de amizade, subindo de nível é desbloqueado uma missão secundária que tende a garantir uma nova habilidade que pode ser desbloqueada caso tenha pontos sobrando. É possível namorar seus aliados, mas o jogo age de forma indiferente com essa decisão, então dar um fora em engajar romanticamente com vários personagens não tem consequências mecânicas e narrativa.
Conclusão
Demonschool é um excelente jogo, da para sentir que os desenvolvedores fizeram com gosto! O jogo dura em torno de 40 horas, tendo conteúdos bem consistentes e um bom sentimento de progressão, pecando um pouco só em rua reta final que acaba se extendendo um pouco mais do que precisava. A gameplay é básica, mas da muito espaço para combinações criativas de habilidades e bonecos diferentes, tornando-a bem diversificada caso não fique acomodado na mesma estrutura de party.
Em suma, Demonschool é um ótimo jogo, entrega personagens divertidos, uma gameplay criativa e tem méritos artísticos consideráveis (os visuais e trilha sonora são muito agradáveis). Vale pontuar que o jogo infelizmente não foi localizado em PT-BR e não tem previsão para receber legendas.
Demonschool está disponível para PC, Nintendo Switch, Playstation 4/5 e Xbox Series S/X.
Clique aqui para ler mais análises no Magnaway!
Acompanhe Magnaway nas redes sociais
Quer ficar por dentro das últimas novidades, além de nos mostrar apoio? Siga Magnaway onde achar melhor: estamos no Google Notícias, Twitter, Facebook e na Steam!