Página Inicial AnálisesAnálise de Syberia Remastered: desnecessário e preguiçoso

Análise de Syberia Remastered: desnecessário e preguiçoso

por exleandro
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Syberia Remastered é a mais nova versão do clássico point and click originalmente lançado em 2002. Idealizado por Benoît Sokal, Syberia destaca-se por ser ambientado em um mundo clockpunk, sendo consequentemente repleto de elementos tecnológicos e arquitetônicos retro futuristas com muito ênfase em molas, alavancas e engrenagens. A franquia segue os moldes base de jogos point and click / adventure, dando bastante foco a diálogos e puzzles muitas vezes exóticos.

Apesar de ser compreensível a existência de uma remasterização do jogo, a forma na qual ele foi concebido resultou em um produto desnecessário e que falha em dar um ar mais atrativo para o mercado atual de jogos. Feito em Unity, o jogo a primeiro contato possui belos visuais, mas passa longe de se destacar nesse quesito, sua apresentação se sustenta mais na estética do que em texturas e afins. Olhando para os detalhes, Syberia apresenta diversos bugs visuais, sombras inconsistentes, objetos do cenário que não reenderizam, tais problemas não eram presentes na versão original que por sua vez contava com uma direção de arte mais expressiva.

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Por qual motivo Syberia remastered parece preguiçoso?

Tirando o elefante da sala [ótima expressão dado o contexto do jogo, diga-se de passagem], a primeira coisa que percebe-se ao iniciar a campanha de Syberia é que o jogo usa as mesmas cinemáticas da versão de 2002, gerando muita estranheza na transição de cinemática para gameplay. A reciclagem das cinemáticas não seria um problema se o jogo tivesse seguido uma abordagem mais purista em sua remasterização, mas como o foco dessa versão é entregar visuais mais realistas, o uso das cinemáticas antigas acaba ficando desconexo, parece até um placehoulder que esqueceram de trocar.

Além do descaso com as cinemáticas do jogo, essa nova versão tem uma câmera que acompanha o movimento da protagonista, valorizando um pouco mais os cenários, mas resultando em problemas onde muitas vezes a UI de interações some e o simples ato de trocar de área se torna trabalhoso quando o bug ocorre. Falando em bugs, durante minha jogatina ocorreram vários, objetos e personagens ficando invisíveis, o protagonista ficando travado me forçando dar alt+f4 no jogo e outros bugs visuais já citados. Dado o fato que Syberia é um jogo estruturalmente simples, esbarrar com um volume tão grande de problemas é indefensável.

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Conclusão

Syberia não é uma remasterização digna, muito menos respeitosa, recomendo fortemente que opte pela versão original do jogo se tiver acesso a ela. A versão de 2002 ainda pode ser comprada no Steam e é bem menos problemática que essa versão atual, além de ser mais barata também. Syberia é uma franquia com proposta bem interessante, é muito triste ver um lançamento fraco desse manchando a reputação da franquia.

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Syberia – Remastered está disponível para PC, Xbox Series e Playstation 5; custando 120 reais no PC e 160 nas outras plataformas.

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